Educação Sexual: uma proposta de conscientização com alunos do Ensino Médio
Visualizar/ Abrir
Data
2022-01-29Autor
Costa, Fábio Correia
http://lattes.cnpq.br/1625799950467949
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A escola tem sido um espaço essencial para a discussão sobre sexualidade,
principalmente durante a adolescência. Apesar dos receios dos docentes em abordar
determinados assuntos, assuntos como Infecções Sexualmente Transmissíveis e
gravidez na adolescência, são recorrentes. A sexualidade é um aspecto inerente a
construção humana, e atrelado aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s),
propõem o desenvolvimento da temática de educação sexual, a partir de temas
transversais. Tendo o professor como mediador desse processo de formação social.
Diante disto o objetivo do presente estudo foi construir reflexões crítico-pedagógica
como a inter-relação entre diferentes grupos e sujeitos de alunos do Ensino Médio a
respeito da educação sexual. A atividade investigativa de natureza qualitativa,
desenvolvido em na Escola de Referência em Ensino Médio Lagoa Encantada, em um
grupo do 2º ano do Ensino Médio. Todos alunos participantes responderam Termo de
Consentimento Livre Esclarecido, o Termo de Assentimento Livre e Esclarecimento. A
atividade foi dividida em dois dias, durante aulas geminadas no mês de outubro,
seguindo três etapas: a) sensibilização visual levantamento de conhecimentos prévios
dos estudantes, assim como, rodas de conversar e conceitos estruturados sobre
educação sexual; b) aplicação de questionário; c) abordagem de temas. As categorias
dos dados foram analisadas no QDA Miner Lite e os gráficos confeccionados no office
Excel. Como resultados um total de 27 discentes realizaram as atividades, sendo 15 do
sexo masculino e 12 do sexo feminino. A partir dos conceitos construídos, foi
confeccionado um cartaz, que ficou exposto na Unidade de Ensino. O questionário
revelou que cerca de 85%, acreditam que as mulheres podem engravidar na sua
primeira relação sexual, além de cerca de 74% dos entrevistados, acreditam que a
adolescente tem conhecimento sobre os métodos contraceptivos, contudo, acreditam
que não iria acontecer com eles. Um total de 19 discentes (70% do total), acreditam
conhecer bem as IST’s. Foi confeccionado um vídeo educativo sobre a importância das
infecções sexualmente transmissíveis. A partir dos resultados acreditamos que os
professores e o ambiente escolar se tornam peças chaves, para discussão e diálogo,
permitindo que os adolescentes exponham seus sentimentos, dúvidas e ansiedade.
Como a aplicação da atividade, podemos observar que as práticas educativasinvestigativas foram alcançadas, gerando construção de pensamento crítico dos
discentes.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: