A educação das relações étnicos raciais para a formação geográfica do ensino médio integrado do IFPE- Campus Recife : um olhar a partir da lei 11.645/2008

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Data
2024-10-14Autor
Barbosa, Nathália Vitória Amancio
http://lattes.cnpq.br/1860384608344560
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Este trabalho de conclusão de curso é resultado de uma investigação que tem como
objetivo contribuir para a aplicação da Lei 11.645/2008 na formação geográfica da
educação básica do IFPE-Campus Recife. Neste sentido, analisamos os programas
de ensino em Geografia do Ensino Médio integrado do IFPE Campus Recife e
avaliamos o conhecimento dos estudantes e dos professores de Geografia do ensino
médio do IFPE Campus Recife acerca da cultura afro-brasileira e indígena. Nossa
pesquisa adotou uma abordagem qualitativa. Quanto à coleta de dados, foram
realizados questionários com questões abertas e fechadas, além das entrevistas
semiestruturadas e análise documental. As investigações sobre relações étnico
raciais na educação indicam que, apesar dos progressos legais proporcionados pelas
Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 e do crescimento das pesquisas nesta área, ainda
há uma grande lacuna que impede a real aplicação do arcabouço legal. Ainda estamos
em busca de uma educação que verdadeiramente respeite a diversidade étnico-racial
que possuímos. Os dados observados durante a análise da pesquisa revelaram um
claro progresso na inclusão da educação das relações étnico-raciais nos programas
dos Cursos do Técnico Integrado do IFPE (campus Recife). No entanto, o cenário
atual de desafios nos instiga a considerar que esse progresso ainda é insuficiente. A
prática pedagógica em Geografia seguiu a mesma constatação, ou seja, apesar dos
avanços, ainda é insuficiente para uma total inclusão da educação das relações
étnico-raciais nas aulas. A existência do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e
Indígenas – NEABI, fortalece a luta antirracista no IFPE Campus Recife como um
todo, o que concorre para avançamos na busca pela total implementação das Leis
10.639/2003 e 11.645/2008.
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