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    Educação financeira: contribuições de uma proposta de prática pedagógica integradora para o fortalecimento do ensino médio integrado

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    Dissertação (2.664Mb)
    Data
    2019-08-29
    Autor
    Batista, João Paulo Monteiro
    http://lattes.cnpq.br/9736600441856481
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Esta pesquisa objetiva compreender as contribuições de uma proposta integradora em educação financeira para o fortalecimento de práticas integra doras no Ensino Médio Integ rado Nessa perspectiva, propôs se o desenvolvimento de uma sequência didática interdisciplinar e a análise d o seu desenvolvimento, buscando compreender o entendimento dos estudantes e docentes da segunda série do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Campus Esperança do IFPB envolvidos no processo de pesquisa . Trata se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de pesquisa participante, que utilizou a Análise de Conteúdo Temática, conforme Minayo et al. (2009) par a tratamento e interpretação dos dados . Como resultado da pesquisa foi possível articular princípios e fundamentos da proposta do Ensino Médio Integrado, tais como a busca de uma formação ampla, crítica e emancipadora do trabalhador a inter relação entr e trabalho, ciência e cultura e a pesquisa como princípio pedagógico. Além disso, destacou se o uso da sequência didática como meio que possibilitou o planejamento coletivo, a organização e a coesão das atividades, ressaltando o papel da interdisciplinarid ade, da contextualização, da cooperação entre os docentes e da necessidade de interação entre ati vidades teóricas e práticas Outro aspecto revelado foi que o s professores e estudantes ressaltaram a dominação imposta pela sociedade de consumo, a qual influencia os indivíduos para que se adequem aos seus ditames, que representam interesses hegemônicos do capital bem como destacara m a atuação da mídia como instrumento utilizado largamente para incentivar o consumo exagerado, levando ao consumismo e podendo a carretar o endividamento excessivo. Por fim a pesquisa possibilitou a elaboração de um produto educacional que visa contribuir com professores do ensino médio integrado que buscam práticas integradoras utilizando a educação financeira.
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/133
    Collections
    • Mestrado Profissional Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT)
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