Educação financeira: contribuições de uma proposta de prática pedagógica integradora para o fortalecimento do ensino médio integrado
Visualizar/ Abrir
Data
2019-08-29Autor
Batista, João Paulo Monteiro
http://lattes.cnpq.br/9736600441856481
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa objetiva compreender as contribuições de uma proposta integradora em
educação financeira para o fortalecimento de práticas integra doras no Ensino Médio Integ rado
Nessa perspectiva, propôs se o desenvolvimento de uma sequência didática interdisciplinar e
a análise d o seu desenvolvimento, buscando compreender o entendimento dos estudantes e
docentes da segunda série do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do
Campus Esperança do IFPB envolvidos no processo de pesquisa . Trata se de uma pesquisa
de abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de pesquisa participante, que utilizou a
Análise de Conteúdo Temática, conforme Minayo et al. (2009) par a tratamento e
interpretação dos dados . Como resultado da pesquisa foi possível articular princípios e
fundamentos da proposta do Ensino Médio Integrado, tais como a busca de uma formação
ampla, crítica e emancipadora do trabalhador a inter relação entr e trabalho, ciência e cultura e
a pesquisa como princípio pedagógico. Além disso, destacou se o uso da sequência didática
como meio que possibilitou o planejamento coletivo, a organização e a coesão das atividades,
ressaltando o papel da interdisciplinarid ade, da contextualização, da cooperação entre os
docentes e da necessidade de interação entre ati vidades teóricas e práticas Outro aspecto
revelado foi que o s professores e estudantes ressaltaram a dominação imposta pela sociedade
de consumo, a qual influencia os indivíduos para que se adequem aos seus ditames, que
representam interesses hegemônicos do capital bem como destacara m a atuação da mídia
como instrumento utilizado largamente para incentivar o consumo exagerado, levando ao
consumismo e podendo a carretar o endividamento excessivo. Por fim a pesquisa possibilitou
a elaboração de um produto educacional que visa contribuir com professores do ensino médio
integrado que buscam práticas integradoras utilizando a educação financeira.