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    Educação Profissional e Tecnológica: avaliação do ensino como instrumento de gestão para a permanência escolar

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    Denise Pires de Oliveira Costa_DISSERTAÇÃO (1).pdf (4.943Mb)
    Data
    2020-02-14
    Autor
    Costa, Denise Pires de Oliveira
    http://lattes.cnpq.br/9376747413236581
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Esta dissertação busca compreender os limites e possibilidades da avaliação do ensino, enquanto instrumento de gestão do Programa de Acesso, Permanência e Êxito do IFPE (PROIFPE, na linha de ação Permanência), para a permanência escolar no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica. Com isso, seus objetivos específicos são: relacionar como as questões referentes ao Acesso, Permanência e Êxito na Educação Profissional e Tecnológica estão dispostas na literatura, na legislação e nos documentos institucionais do IFPE; caracterizar como funciona o PROIFPE Permanência no âmbito do Programa de Acesso, Permanência e Êxito no Campus Recife; analisar os aspectos contextuais que comprometem, fragilizam e/ou que potencializam o ensino no PROIFPE Permanência de Matemática para implementação da avaliação como instrumento de gestão para promover a permanência escolar na Educação Profissional e Tecnológica; e elaborar instrumento de avaliação do ensino como estratégia de gestão do Programa de Acesso, Permanência e Êxito do IFPE (PROIFPE de Matemática). Esse instrumento consiste em um formulário de avaliação que tem como objetivo compreender as percepções dos estudantes sobre o ensino no Programa PROIFPE permanência para subsidiar a gestão pedagógica do ensino na tomada de decisões concernentes ao Programa de permanência. Assim, para testagem desse produto, foram convidados estudantes participantes do PROIFPE no Campus Recife, que no caso foram estudantes do 1º período do Ensino Médio Integrado. A pesquisa é de abordagem qualitativa e de natureza aplicada. Identifica-se quanto aos objetivos em pesquisa descritiva e explicativa. Foram utilizados como procedimentos a pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A amostra teve como participantes estudantes e docentes do Programa. A coleta de dados se pautou através da pesquisa bibliográfica, da pesquisa documental, do questionário e da entrevista. A análise de dados ocorreu pela análise documental, de conteúdo por categorias nas entrevistas e frequência realizada com os dados dos questionários. Considerando os resultados obtidos na análise de dados, pode-se inferir que o PROIFPE Permanência de Matemática do Campus Recife tem mais aspectos que favorecem ensino do que fragilizadores. Como exemplo de resultado que favorece o ensino, pode-se citar a relação aluno-professor e vice-versa e a atuação docente que decorre do trabalho em equipe. Enquanto que como aspectos fragilizadores do Programa, pode-se apontar, entre outros aspectos, a ínfima participação de docentes efetivos e a infraestrutura de sala de aula. A partir da análise de dados, foi possível a criação do instrumento de avaliação do ensino que é o Produto Educacional, voltado a avaliar o contexto de ensino a partir dos discentes e pode ser aplicado nos campi do IFPE que realizam o PROIFPE Permanência, desde que adaptado às particularidades de cada campus, assim como pode ser adaptado por qualquer instituição de ensino que busque avaliar o ensino por essa mesma perspectiva
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/260
    Collections
    • Mestrado Profissional Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT)
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