Educação estética nas práticas curriculares do Ensino Médio Integrado
Visualizar/ Abrir
Data
2020-10-02Autor
Oliveira, Ana Cláudia Tabosa Mendes de
http://lattes.cnpq.br/9755024343819552
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Os desafios enfrentados pelos professores na busca por experiências estéticas exitosas nos ambientes pedagógicos do Ensino Médio são enormes, pois muitas instituições de ensino direcionam as atividades escolares com o intuito de os estudantes obterem as melhores pontuações no Enem ou as melhores colocações no vestibular. Um ensino que contempla a educação estética é ainda mais desafiador no Ensino Médio Integrado, tendo em vista que a exigência maior é no desenvolvimento de competências e habilidades específicas do saber fazer da área profissional em estudo. Com base nesses desafios, elegemos a seguinte questão de pesquisa: como a educação estética pode contribuir para o desenvolvimento de práticas curriculares interdisciplinares no Ensino Médio Integrado. A metodologia utilizada no desenvolvimento desta dissertação é de cunho qualitativo e como procedimento de coleta de dados realizamos pesquisa documental e de campo, por meio de questionários aplicados à pedagoga, aos docentes e discentes do Curso Técnico de Nível Médio em Edificações Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – Campus Caruaru. Como técnica de análise dos dados, empregamos a análise de conteúdo temática e a análise estatística descritiva dos dados. Nos resultados da análise documental, identificamos 124 unidades de registro referentes às características que evidenciam a perspectiva da educação estética, subdivididas nas seguintes categorias e subcategorias: A. Valores sociais – A1. Ético e estéticos, A2. Político-econômicos, A3. Ambientais, A4. Histórico-culturais, A5. Cognitivos e emocionais –; B. Linguagem – B1. Artística, B2. Simbólica e tecnológica, B3. Letrada –; C. Transformação social – C1. Autonomia, C2. Cidadania, C3. Participação social e C4. Reflexividade e consciência crítica. No que se refere aos resultados da análise dos dados obtidos por meio da pesquisa de campo, realizada através da aplicação dos questionários, constatamos que a pedagoga compreende a importância da educação estética, bem como os docentes e discentes apreendem que a formação dos sujeitos integra as categorias e subcategorias supracitadas. Como Produto Educacional, o Caderno de atividades pedagógicas de educação estética no Ensino Médio Integrado foi construído com base nos resultados da pesquisa e com a finalidade de contribuir com a formação humana integral dos estudantes. Elegemos a fotografia, enquanto linguagem das Artes Visuais, porque apreendemos que a leitura de imagens fotográficas contribui com a educação estética, porquanto desenvolve um olhar atento, reflexivo e crítico para as várias significações da cultura, além de ter uma perspectiva interdisciplinar, uma vez que os estudos da leitura e produção fotográfica envolvem conhecimentos de diversos componentes curriculares, propiciando a integração de diversos conhecimentos e saberes. Por fim, concluímos que a educação estética contribui com o desenvolvimento de práticas curriculares interdisciplinares, por intermédio da articulação e integração das linguagens da Arte (Dança, Música, Teatro e Artes Visuais) com os conhecimentos de componentes curriculares da formação geral e da formação técnica, pois estes conhecimentos estão inseridos no processo de produção e interpretação das obras de arte