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    Educação estética nas práticas curriculares do Ensino Médio Integrado

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    Dissertação_Ana_Cláudia_Tabosa.pdf (8.804Mb)
    Date
    2020-10-02
    Author
    http://lattes.cnpq.br/9755024343819552
    Metadata
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    Abstract
    Os desafios enfrentados pelos professores na busca por experiências estéticas exitosas nos ambientes pedagógicos do Ensino Médio são enormes, pois muitas instituições de ensino direcionam as atividades escolares com o intuito de os estudantes obterem as melhores pontuações no Enem ou as melhores colocações no vestibular. Um ensino que contempla a educação estética é ainda mais desafiador no Ensino Médio Integrado, tendo em vista que a exigência maior é no desenvolvimento de competências e habilidades específicas do saber fazer da área profissional em estudo. Com base nesses desafios, elegemos a seguinte questão de pesquisa: como a educação estética pode contribuir para o desenvolvimento de práticas curriculares interdisciplinares no Ensino Médio Integrado. A metodologia utilizada no desenvolvimento desta dissertação é de cunho qualitativo e como procedimento de coleta de dados realizamos pesquisa documental e de campo, por meio de questionários aplicados à pedagoga, aos docentes e discentes do Curso Técnico de Nível Médio em Edificações Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – Campus Caruaru. Como técnica de análise dos dados, empregamos a análise de conteúdo temática e a análise estatística descritiva dos dados. Nos resultados da análise documental, identificamos 124 unidades de registro referentes às características que evidenciam a perspectiva da educação estética, subdivididas nas seguintes categorias e subcategorias: A. Valores sociais – A1. Ético e estéticos, A2. Político-econômicos, A3. Ambientais, A4. Histórico-culturais, A5. Cognitivos e emocionais –; B. Linguagem – B1. Artística, B2. Simbólica e tecnológica, B3. Letrada –; C. Transformação social – C1. Autonomia, C2. Cidadania, C3. Participação social e C4. Reflexividade e consciência crítica. No que se refere aos resultados da análise dos dados obtidos por meio da pesquisa de campo, realizada através da aplicação dos questionários, constatamos que a pedagoga compreende a importância da educação estética, bem como os docentes e discentes apreendem que a formação dos sujeitos integra as categorias e subcategorias supracitadas. Como Produto Educacional, o Caderno de atividades pedagógicas de educação estética no Ensino Médio Integrado foi construído com base nos resultados da pesquisa e com a finalidade de contribuir com a formação humana integral dos estudantes. Elegemos a fotografia, enquanto linguagem das Artes Visuais, porque apreendemos que a leitura de imagens fotográficas contribui com a educação estética, porquanto desenvolve um olhar atento, reflexivo e crítico para as várias significações da cultura, além de ter uma perspectiva interdisciplinar, uma vez que os estudos da leitura e produção fotográfica envolvem conhecimentos de diversos componentes curriculares, propiciando a integração de diversos conhecimentos e saberes. Por fim, concluímos que a educação estética contribui com o desenvolvimento de práticas curriculares interdisciplinares, por intermédio da articulação e integração das linguagens da Arte (Dança, Música, Teatro e Artes Visuais) com os conhecimentos de componentes curriculares da formação geral e da formação técnica, pois estes conhecimentos estão inseridos no processo de produção e interpretação das obras de arte
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/255
    Collections
    • Mestrado Profissional Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT)
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