Educação física no ensino médio integrado em agroecologia: um estudo com jovens estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL) – Campus Maragogi.
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2024-06-17Author
Corrêa, Cynthia Roberta dos Santos Monteiro Jorge
http://lattes.cnpq.br/9468334664956391
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Na década de 1980, do século XX, o Coletivo de Autores, tendo como base o materialismo
histórico-dialético, propõem uma Educação Física Escolar (EFE) Crítico-Superadora, cuja
abordagem é centrada nos temas da cultura corporal (CC). Nos Institutos Federais (IFs), o
Ensino Médio Integrado (EMI) busca favorecer a formação integral dos/as estudantes a partir
da integração de conhecimentos gerais e específicos. Nesse contexto, nesta pesquisa, temos,
como objetivo geral, analisar o componente curricular Educação Física (EF) sob o olhar dos/as
jovens estudantes do EMI em Agroecologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia de Alagoas (IFAL) – Campus Maragogi. Constituíram-se referenciais teóricos,
autores como: Ramos (2003, 2012, 2014, 2021), Saviani (1989, 1991, 2007), Moura (2017),
Borowski (2019), Oliveira (2006) e Soares et al. (1992, 2009). A pesquisa, de natureza
qualitativa, foi desenvolvida em duas etapas, sendo que a 2ª etapa foi desenvolvida após a
análise preliminar dos dados da 1ª etapa. Participaram jovens estudantes das 1ª, 2ª e 3ª séries
do Curso. Na 1ª etapa, utilizamos, como técnica de coleta, Desenho-Estória com Tema (DE-T)
e tivemos como participantes 10 estudantes. Na 2ª etapa, em que participaram um subgrupo de
5 estudantes participantes da 1ª etapa, utilizamos a Entrevista Semiestruturada. Para a análise,
utilizamos a Técnica de Análise de Conteúdo Categorial Temática. Nossos resultados
mostraram que os/as jovens estudantes apresentam diversos olhares sobre a EFE no EMI, tais
como, ser considerada veículo de aceitação social e da autoimagem; promotora de cuidado e
saúde; geradora de atletas de alto rendimento e não reduzida ao esporte. Os/As participantes,
em sua maioria, evidenciaram olhares que se aproximam do que defende a abordagem CríticoSuperadora e a perspectiva de formação integral do EMI dos IFs. A maioria dos/as jovens
vivenciou a EFE como uma disciplina que articula os conhecimentos teóricos com a prática,
que possibilita aceitação social e da autoimagem, que concebe o esporte na perspectiva do lazer,
da saúde e da interação e que os/as preparam física e socialmente para as demandas das demais
disciplinas. Em atendimento à exigência dos Mestrados Profissionais, após os resultados da
pesquisa, desenvolvemos, como Produto Educacional, uma Sequência Didática (SD) sob a
forma de Minicurso, com objetivo de favorecer a construção de conhecimentos teórico-práticos
sobre os esportes, a partir dos esportes de raquete à luz da abordagem Crítico-Superadora. A
aplicação do Minicurso contou com a participação de jovens estudantes dos cursos de EMI do
Campus Maragogi. Para avaliação do curso, utilizamos, como técnica de coleta, formulários; e,
para a análise, a Técnica de Análise de Conteúdo Categorial Temática. Os/As participantes
revelaram que ampliaram seus conhecimentos acerca do conteúdo esporte, de modo geral, e do
esporte de raquete, de modo específico, bem como identificaram a metodologia utilizada,
baseada na abordagem Crítico-Superadora, como positiva. Este trabalho, além de contribuir
para a produção do conhecimento sobre a temática e desenvolver um Produto Educacional que
colabora para a formação integral dos/as jovens estudantes do EMI, poderá favorecer novas
reflexões e sensibilidades sobre a importância da EFE para a formação integral dos/as
estudantes no EMI.
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