Browsing Campus Olinda by Title
Now showing items 31-50 of 79
-
Formação continuada do professor da educação profissional técnica de nível médio
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2019-07-01)Este estudo teve como objetivo analisar a concepção e a importância da formação continuada para o trabalho do professor da educação profissional técnica de nível médio. Fundamentado no método dialético e com abordagem de ... -
A formação crítica na educação profissional e tecnológica apoiada pela aprendizagem baseada em problemas: uma investigação exploratória no ensino da contabilidade
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2024-07-18)O presente estudo aborda a importância do ensino crítico no Ensino Médio Integrado, com base em teorias sobre métodos de ensino focados no discente. O objetivo principal é implementar uma proposta de intervenção pedagógica ... -
Formação de professores iniciantes para o Ensino Médio Integrado: necessidades formativas ao desenvolvimento profissional
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaBrasil, 2022-06-07)A presente dissertação trata da formação de professores em início de carreira para atuação na Educação Profissional e Tecnológica, analisando a questão, a partir da realidade de uma Instituição de Ensino, que compõe a Rede ... -
A formação profissional sob o olhar das mulheres privadas de liberdade: o Pronatec prisional
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2024-08-30)Esta pesquisa tem por objetivo geral compreender os resultados/efeitos do Pronatec Prisional enquanto política pública de educação profissional e tecnológica no Brasil, a partir dos discursos de mulheres em situação de ... -
A gestão democrática escolar e a contribuição do movimento estudantil
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2019-08-28)A presente pesquisa tem a Gestão Democrática como temática abordada, tendo como objeto de estudo sua relação com o Movimento Estudantil; em particular, com as ocupações escolares realizadas, no segundo semestre do ano de ... -
Gestão democrática na EPT: reflexões sobre a participação de egressos e egressas na vida institucional
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-08-26)Embora a existência de um regulamento de acompanhamento de egressos como parte de uma política institucional no IFPE seja realidade, sua implementação ainda não é efetiva, seja por desconhecimento dos agentes institucionais ... -
Gestão democrática: participação docente na gestão do currículo do ensino médio integrado
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-08-31)Esta pesquisa teve como objeto de estudo a gestão democrática e sua relação com a gestão do currículo. A investigação teve como objetivo geral analisar as formas de participação dos docentes no processo de tomada de ... -
Gênero e diversidade sexual: as experiências de estudantes LGBTI+ na Educação Profissional e os desafios no mundo do trabalho
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2020-11-09)Este estudo teve como objetivo compreender as experiências de estudantes LGBTI+ na educação profissional e os desafios enfrentados no mundo do trabalho e tem como campo de estudo o Instituto Federal de Pernambuco – Campus ... -
A implementação da ação afirmativa de cotas étnico-raciais no Ifpe: um olhar sobre a Comunidade Quilombola do Castainho
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2019-08-12)Considerando que sete anos se passaram da promulgação da Lei nº 12.711/2012, mais conhecida por “Lei de Cotas”, esta pesquisa busca compreender os impactos causados por esta Ação Afirmativa de Cotas Étnicos-raciais na ... -
Inclusão de estudantes com deficiência: representações sociais construídas por professores(as) de cursos técnicos subsequentes
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-08-25)A temática da inclusão da pessoa com deficiência vem sendo discutida em diferentes segmentos da sociedade. Nesta pesquisa, buscamos analisar as representações sociais de inclusão de discentes com deficiência construídas ... -
Inclusão dos estudantes com deficiência visual na Educação Profissional e Tecnológica no IFPE – Campus Recife
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-08-19)Este estudo visa compreender a relação ensino e aprendizagem na inserção do estudante com deficiência visual no ambiente da educação profissional e tecnológica, discutindo as políticas públicas voltadas a tais pessoas, ... -
A Inclusão na Educação Profissional e Tecnológica: uma análise sobre o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas - NAPNE do IFPE
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2024-12-20)O objetivo deste estudo é analisar o papel dos NAPNE do IFPE para a inclusão educacional de discentes com deficiência e/ou necessidades educacionais específicas, visando a produção de subsídios para a implementação e/ou ... -
O jogo a partir da perspectiva crítico superadora nas aulas de educação física do ensino médio integrado: desafios e possibilidades.
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2019-07-04)Esta pesquisa visou compreender o papel da Educação Física no Ensino Médio Integrado, a partir na Perspectiva Crítico-Superadora, entendendo os desafios e possibilidades para a apropriação da Cultura Corporal. Foram tomados ... -
Juventude e educação profissional: sentidos atribuídos ao curso técnico em Informática para Internet integrado ao Ensino Médio
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaBrasil, 2021-08-31)Esta pesquisa teve como objetivo compreender os sentidos atribuídos ao Ensino Médio Integrado e como estes se articulam com a construção dos projetos de vida dos estudantes do Curso Técnico em Informática para Internet ... -
Leitura e tecnologia: uma proposta de criação de book trailers com discentes do curso técnico em computação gráfica subsequente do Instituto Federal de Pernambuco – Campus Olinda.
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2019-05-07)Por volta de 2010, editoras brasileiras começaram a divulgar e vender livros por meio de uma nova tecnologia intitulada book trailers. Nessa ferramenta audiovisual, as editoras integram: literatura, cinema e tecnologia ... -
Letramento informacional: o papel educativo do bibliotecário como suporte as práticas de pesquisa no ensino médio integrado
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2023-10-27)A pesquisa teve por objetivo verificar como o desenvolvimento de um caderno digital orientativo contribui para promover o letramento informacional, e assim, desenvolver habilidades de pesquisa nos estudantes de ensino ... -
Letramentos Informacional e Digital na Pesquisa Escolar na Educação Profissional e Tecnológica: um estudo com discentes do Instituto Federal de Pernambuco – Campus Paulista
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-08-22)Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender os aspectos dos Letramentos Informacional e Digital na prática da Pesquisa Escolar nos discentes da Educação Profissional e Tecnológica. Possui como problema de pesquisa ... -
Meu sonho era vestir essa blusa: percepções das pessoas idosas estudantes do IFPE Campus Recife sobre as ações inclusivas para a população idosa na política de assistência estudantil
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPTBrasil, 2023-10-02)O direito à educação ao longo da vida é assegurado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB), Lei n.9.394 de 20 de dezembro de 1996, e também no Estatuto da Pessoa Idosa (EPI), Lei n.10.741 de 1º de outubro ... -
Mulheres integrantes de Núcleos de Gênero e Diversidade na Educação Profissional e Tecnológica: narrativas sobre empoderamento feminino
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2024-11-04)Esta dissertação advem de uma pesquisa oriunda do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do IFPE, campus Olinda. Tomou como eixo estruturante a dimensão humana integral, resultante da visão omnilateral ...