Leitura e tecnologia: uma proposta de criação de book trailers com discentes do curso técnico em computação gráfica subsequente do Instituto Federal de Pernambuco – Campus Olinda.
Data
2019-05-07Autor
Almeida, Lucas Rodrigo Santos de
http://lattes.cnpq.br/4652931450504259
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Por volta de 2010, editoras brasileiras começaram a divulgar e vender livros por meio de uma nova tecnologia intitulada book trailers. Nessa ferramenta audiovisual, as editoras integram: literatura, cinema e tecnologia para construírem trailers de livros. Desse modo, a proposta desta Dissertação visa romper com a lógica mercadológica, adotando uma perspectiva omnilateral, na qual a utilização do book trailer se dá como estratégia pedagógica de estímulo à leitura e tecnologia, indo além do caráter conteudístico/utilitário/pragmático, visando à formação humana integral na utilização do trabalho e da pesquisa como princípios educativos, em que o sujeito-leitor torna-se crítico, questionador e transformador da sua realidade. Diante desse contexto, o objetivo geral dessa Dissertação é compreender como a criação de book trailers, por discentes do Curso Técnico em Computação Gráfica Subsequente do Instituto Federal de Pernambuco – Campus Olinda, pode contribuir para o estímulo à leitura e tecnologia em uma perspectiva omnilateral de formação profissional e tecnológica. Para fins de coleta de dados, foram utilizadas: a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental, a observação participante, o questionário e a pesquisa de campo no IFPE – Campus Olinda. Em relação à natureza da pesquisa, esse estudo é de cunho exploratório e propositivo, de abordagem qualitativa, utilizando como estratégia de pesquisa, a pesquisa-ação prática. Quanto à técnica de análise e interpretação dos dados, foi utilizada a análise interpretativa nas discussões grupais realizadas nas entrevistas semiestruturadas. Foram testadas quatro oficinas pedagógicas, com os discentes do 3º período do Curso Técnico em Computação Gráfica Subsequente do IFPE – Campus Olinda, para a criação de book trailers. Quanto aos resultados, três discentes produziram dois book trailers, um do gênero Filosofia, e outro do gênero História. Compreendeu-se que durante as oficinas pedagógicas os discentes realizaram a criação dos book trailers, a partir da concepção omnilateral, estabelecendo-se a leitura como princípio educativo, caracterizada do seguinte modo: (i) os discentes realizaram leituras de livros de formação geral, por exemplo, Filosofia e História, como áreas do conhecimento elencadas numa perspectiva de formação humana do sujeito-leitor; (ii) os discentes analisaram o tema central de cada livro, sob uma perspectiva integral, ou seja, compreendendo cada obra, a partir das dimensões: política, econômica, cultural, psicológica e histórica; (iii) os discentes exerceram o trabalho e a pesquisa como princípios educativos, por conceberem a leitura das obras como um ato produtivo, de realização humana – distinto de uma leitura utilitarista/conteudística/pragmática, além de exercerem a autonomia intelectual na escolha dos livros, nas interpretações dos textos, na busca de trilhas sonoras, citações, imagens, vídeos, cores etc.; (iv) os discentes compreenderam a leitura como ato questionador, crítico, emancipatório e transformador da realidade; e, (v) os discentes utilizaram as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) – book trailer – como estratégia de ensino-aprendizagem da leitura. Ao final, como produto educacional, produziu-se o livro “Lendo e aprendendo! Aplicando oficinas pedagógicas na criação de book trailers na Educação Profissional e Tecnológica”, que apresenta os processos a serem adotados para a elaboração de oficinas pedagógicas com foco na construção de book trailers em espaços formais e informais de aprendizagem.