A formação crítica na educação profissional e tecnológica apoiada pela aprendizagem baseada em problemas: uma investigação exploratória no ensino da contabilidade
Visualizar/ Abrir
Data
2024-07-18Autor
Melo, José Lenilson Ferreira de
http://lattes.cnpq.br/6936667231201279
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente estudo aborda a importância do ensino crítico no Ensino Médio Integrado, com base em teorias sobre métodos de ensino focados no discente. O objetivo principal é implementar uma proposta de intervenção pedagógica sistematizada visando potencializar a formação crítica dos discentes na disciplina Fundamentos de Contabilidade e Custos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O problema de pesquisa concentra-se nas dificuldades dos discentes em aprender conteúdos relacionados aos fundamentos da contabilidade e custos, por meio de metodologias centradas na transmissão de conhecimento, que podem ser insuficientes para o desenvolvimento de uma formação crítica e de sua formação integral. Para a condução do estudo, foi planejado e implementado um protocolo de Revisão Integrativa de Literatura, com o objetivo de selecionar trabalhos relacionados à temática. A partir desse protocolo, foram identificados 14 (quatorze) trabalhos que discutem estratégias metodológicas aplicáveis à promoção da formação crítica no ensino de contabilidade no âmbito da EPT. O método utilizado consistiuemumestudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa. Oestudo foi compostopor duas etapas: (I) análise documental do Currículo de Pernambuco, dosPlanosdeCurso dos cursos Técnico em Logística e Técnico em Administração, edoProjetoPolítico Pedagógico da instituição; e (II) análise da percepção dos docentes. Paraarealização dessas etapas, foram utilizados instrumentos comoentrevistassemiestruturadas, baseadas em um roteiro de perguntas. O universo investigadofoi
a ETE – Escola Técnica Estadual José Joaquim da Silva Filho. Cadaetapafoi
cuidadosamente examinada e discutida, com o objetivo de identificar eanalisaroselementos propostos nos objetivos da pesquisa. Os resultados da análisedosdadoscoletados contribuíram para o desenvolvimento do Produto Educacional (PE), queconsiste em um Livro Digital com uma Sequência Didática associada àabordagemde Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) para o ensino da ContabilidadedeCustos. Por fim, o PE foi avaliado em 5 (cinco) dimensões, coma participaçãode15(quinze) discentes que integraram o processo de aplicação. Os resultadosdaavaliação e a adequação do PE ao contexto da formação crítica no ensinocontábil
indicam que ele está alinhado com seu objetivo principal, fornecendo subsídios valiosos para ajustes que aprimoraram ainda mais o PE
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: