Inclusão dos estudantes com deficiência visual na Educação Profissional e Tecnológica no IFPE – Campus Recife
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Data
2022-08-19Autor
Santos, José Carlos Amaral Silva dos
https://lattes.cnpq.brI6724024471340682
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Este estudo visa compreender a relação ensino e aprendizagem na inserção do estudante com
deficiência visual no ambiente da educação profissional e tecnológica, discutindo as políticas
públicas voltadas a tais pessoas, bem como sua inclusão na sociedade por meio do trabalho no
âmbito do IFPE – Campus Recife, com vistas às análises dos impactos e dos desdobramentos da
implementação da Lei Federal nº 13.409/2016, a qual vincula a reserva de vagas para pessoas com
deficiência no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. A relevância
da pesquisa foi traçada apresentando um panorama sobre a questão temática do estudante com
deficiência visual na sociedade, bem como sua inserção no universo acadêmico. Sendo assim,
pode-se considerar a historicidade de legislações e políticas públicas como uma forma de contribuir
para a acessibilidade do estudante com deficiência no ambiente escolar. Deste modo, o que explica
na esfera educacional a inserção desses indivíduos estruturou-se em meio à coexistência dos
paradigmas da integração e da inclusão, não se abstendo dessa realidade a Educação Profissional e
Tecnológica e seus Institutos Federais, cujo compromisso anunciado é com a promoção de uma
formação humana integral. Para tanto, a abordagem metodológica propõe o enfoque na pesquisa
qualitativa, apoiando-se em autores(as) que defendem estes procedimentos. Os dados levantados
foram analisados segundo o método e técnica de análise de conteúdo, obtidos por meio de pesquisa
bibliográfica e documental, entrevistas semiestruturadas e observação simples, no contexto
educacional do IFPE Campus Recife. A partir da pesquisa, foi elaborado um produto educacional
com o propósito de desenvolvimento de uma oficina sobre o uso dos meios digitais por parte dos
estudantes com deficiência visual, a contribuir para a consolidação de uma cultura escolar
inclusiva. Posteriormente, foram analisadas as entrevistas e transcritas de forma categorizada para,
de uma maneira organizada, se entender os aspectos mais importantes mencionados pelas
entrevistadas, após a apuração e análise dos dados. Os resultados obtidos contribuíram com uma
maior compreensão a respeito da temática. Por fim, foram mostradas as mudanças necessárias no
cenário atual e futuro em relação ao IFPE enquanto instituição acadêmica para que possa atingir a
inclusão plena e melhoria contínua em prol de uma sociedade educacional mais acessível para os
estudantes com deficiência visual
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