Gestão democrática na EPT: reflexões sobre a participação de egressos e egressas na vida institucional
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Data
2022-08-26Autor
Silva, Márcia Girlene e
http://lattes.cnpq.br/6209607361271127
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Embora a existência de um regulamento de acompanhamento de egressos como parte de uma
política institucional no IFPE seja realidade, sua implementação ainda não é efetiva, seja por
desconhecimento dos agentes institucionais ou pela ausência ou insuficiência de requisitos e
instrumentos que permitam a coleta e a transformação de dados em informações úteis ao
processo decisório da gestão, no contexto da avaliação institucional. Com base nisso, o presente
processo investigativo trabalha com as seguintes estratégias: investigação baseada na
metodologia de entrevistas “histórias de vida” para revelar em que medida egressos e egressas
dos cursos participam da gestão (democrática) do IFPE; análise do arcabouço legal e
regramento institucional que compõem o corpus documental do acompanhamento de egressos
e egressas para revelar se atendem ao pressuposto em tela e quão disponíveis estão e a
investigação mediante aplicação de formulários eletrônicos junto à gestão institucional para
revelar seu grau de percepção e atribuição de relevância sobre a temática da gestão de egressos.
Os dados e informações que emergiram das investigações explicitadas acima deram
embasamento à construção de um produto educacional que, sob a perspectiva da gestão
democrática e da avaliação institucional interna, sirva à gestão de acompanhamento de egressos
e egressas como instrumento relevante para a participação discente e pós-discente na gestão
democrática, no âmbito do IFPE, oportunizando que tal público trate suas percepções e
experiências como instrumentos de colaboração com o processo de melhoria contínua da
instituição. O recorte amostral utilizado foi um conjunto de três cursos, dentre cursos técnicos
integrados e superiores do IFPE. Como resultado, verificou-se a necessidade de ampliação de
instrumentos efetivos que fomentassem a participação democrática do egresso na Instituição e
de estratégias para materializar seu envolvimento na gestão democrática de forma mais ativa,
assim como de melhor acompanhamento dos egressos e egressas. Diante disso, resultou-se o
Guia para Viabilização da Política de Acompanhamento de Egressos e Egressas na busca de
um processo de institucionalização da gestão de acompanhamento dos egressos e das egressas
nos cursos do IFPE, ampliando a percepção sobre o aspecto da avaliação institucional, bem
como da sua relevância para a gestão institucional, a qual aproxime os diferentes atores
envolvidos nesse processo de Acompanhamento de egressos e egressas, tais como: gestores,
docentes, discentes, técnico-administrativos e empregadores
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