Formação de professores iniciantes para o Ensino Médio Integrado: necessidades formativas ao desenvolvimento profissional
Visualizar/ Abrir
Data
2022-06-07Autor
Arraes, Matheus de Vasconcelos
http://lattes.cnpq.br/2337677087128306
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A presente dissertação trata da formação de professores em início de carreira para atuação na Educação Profissional e Tecnológica, analisando a questão, a partir da realidade de uma Instituição de Ensino, que compõe a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O objetivo geral da pesquisa desenvolvida foi mapear as necessidades formativas percebidas pelos professores iniciantes para atuação docente na Ensino Médio Integrado da Educação Profissional. A justificativa do estudo projeta-se em relação à concepção de formação de professores recepcionada pelos documentos normativos, além do esvaziamento bibliográfico acerca da temática voltada aos professores iniciantes nessa modalidade educacional. O pressuposto da pesquisa é que o conhecimento das lacunas de formação percebida pelos professores é condição essencial para proposição de diretrizes que tenham por base as demandas reais postas pelos desafios educacionais, a partir da perspectiva de desenvolvimento profissional. A metodologia teve abordagem qualitativa com utilização de procedimentos da pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Os participantes da pesquisa foram os professores em início de carreira que atuam nos currículos do médio integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. A coleta de dados foi realizada em duas etapas. A primeira, por meio do questionário, com questões fechadas, que contribuíram com a caracterização do perfil dos docentes e as suas respectivas necessidades formativas por meio da estatística descritiva. A segunda etapa deu-se com a realização de entrevista de representantes, a partir de uma amostragem, cujo critério de escolha foi definido pelo pesquisador, neste caso, considerando a representação por distribuição geográfica na Instituição. Já os resultados, foram tratados e analisados a partir da análise de conteúdo. Como produto da pesquisa, foi desenvolvido um relatório técnico acerca da avaliação de necessidades de formativas apresentadas pelos docentes para posterior submissão à Instituição, a fim de que possa subsidiar estratégias, políticas, práticas e procedimentos institucionais acerca da formação docente. Constatou-se uma necessidade de tratar particularidades formativas voltadas ao docente do Ensino Médio Integrado, adaptando-se, inclusive, às realidades locais, que observem as especificidades do perfil profissional do professor e a necessidade formativa que se pretende alcançar, com uma ótica situacional da realidade dos professores