Inclusão de estudantes com deficiência: representações sociais construídas por professores(as) de cursos técnicos subsequentes
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Data
2022-08-25Autor
Souza, Poliana Cavalcante de
http://lattes.cnpq.br/5663650705111525
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A temática da inclusão da pessoa com deficiência vem sendo discutida em diferentes
segmentos da sociedade. Nesta pesquisa, buscamos analisar as representações
sociais de inclusão de discentes com deficiência construídas por professores(as) de
Cursos Técnicos Subsequentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia de Pernambuco (IFPE) - campus Olinda. Constituíram-se referenciais
teóricos sobre a Educação da pessoa com deficiência e a Educação Profissional e
Tecnológica (EPT) no Brasil autores como: Mazzotta (2011), Mantoan (2003, 2006),
Sassaki (2006), Saviani (2007), Ciavatta e Ramos (2011) e Ramos (2008, 2014). O
referencial é a Teoria das Representações Sociais (TRS), proposta por Serge
Moscovici. A pesquisa é de natureza qualitativa e foi desenvolvida em duas etapas
com a participação de cinco docentes. Na primeira etapa, utilizamos, como
procedimento de coleta, a Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP) e, para a
análise, a Nuvem de Palavras. Na segunda, utilizamos a entrevista semiestruturada e,
para a análise, a Técnica de Análise de Conteúdo Categorial Temática. O processo de
coleta foi realizado por meio de ambientes virtuais devido à pandemia da Covid-19,
doença causada pelo novo Coronavírus. Nossos resultados evidenciaram que as
representações sociais de inclusão de estudantes com deficiência construídas
pelos(as) professores(as) abrangem (i) a valorização das diferenças, do acesso e da
permanência do estudante com deficiência na escola; (ii) barreiras diversas para a
sua concretização; e (iii) práticas docentes inclusivas, que envolvem o
acompanhamento pedagógico individual, o respeito ao ritmo de aprendizagem, a
reflexão e o planejamento flexível. As representações sociais desse grupo
demonstram se aproximar do paradigma da educação inclusiva e seus princípios,
sendo orientadoras das práticas docentes em sala de aula. No entanto, também
evidenciaram distanciamento dos preceitos da inclusão ao revelarem a atuação social
dos estudantes com deficiência na EPT numa perspectiva tecnicista. Em atendimento
às exigências do mestrado profissional, desenvolvemos, como Produto Educacional,
o minicurso “Inclusão de estudantes com deficiência na Educação Profissional e
Tecnológica” para docentes dos Cursos Técnicos Subsequentes do IFPE, de forma
on-line, cujo objetivo foi possibilitar reflexões teórico-práticas acerca da inclusão de
estudantes com deficiência na EPT que contribuam para ressignificar práticas
docentes inclusivas. A aplicação do minicurso, que contou com a participação de cinco
docentes do IFPE, revelou elementos em relação à inclusão de estudantes com
deficiência que se aproximam dos conteúdos representacionais apreendidos na
pesquisa. A avaliação da aplicação do minicurso pelos(as) cursistas indicou que a
formação docente contribuiu em direção a (re)construção das práticas docentes na
EPT para uma educação na perspectiva inclusiva. Este trabalho, além de contribuir
com a construção do conhecimento sobre a temática e desenvolver um Produto
Educacional que colabora para a formação e prática docente para a inclusão de
estudantes com deficiência no cotidiano escolar, poderá colaborar na construção de
políticas públicas educacionais inclusivas para a Educação Profissional e Tecnológica
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