Gestão democrática: participação docente na gestão do currículo do ensino médio integrado
Visualizar/ Abrir
Data
2022-08-31Autor
Vidal, Gerciane Rondônia
http://lattes.cnpq.br/3346451140984277
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa teve como objeto de estudo a gestão democrática e sua relação com a gestão do
currículo. A investigação teve como objetivo geral analisar as formas de participação dos
docentes no processo de tomada de decisões das atividades ligadas à gestão do currículo no
Ensino Médio integrado. Para o desenvolvimento do estudo, levantamos a seguinte indagação:
de que forma os professores participam dos processos de tomada de decisões nas questões
relativas à gestão do currículo no Ensino Médio Integrado? O referencial teórico se apoiou em
Paro (2000, 2010, 2012), Cury (2002, 2008), Sander (2007) e Ferreira (2008), especificamente
na discussão sobre a gestão escolar democrática participativa, em Araújo e Frigotto (2015),
Ramos (2008, 2014) e Saviani (2016), para tratar do currículo do Ensino Médio Integrado
(EMI) na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), e em Veiga (1998), Farias (2009) e Leal
(2005), que fundamentaram as reflexões sobre planejamento pedagógico coletivo. A pesquisa
de abordagem qualitativa do tipo exploratória foi desenvolvida no IFPE, campus Recife, com
os docentes que atuam no Curso Técnico Integrado em Eletrônica. Procedemos com a análise
de documentos institucionais e aplicação de entrevista semiestruturada aos docentes, de forma
virtual, devido à pandemia da Covid-19, e de forma presencial, respeitando os protocolos de
segurança. Para organização, tratamento e análise dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo
categorial de Bardin (2011). Os dados da pesquisa revelaram que o IFPE se compromete
formalmente com uma gestão democrática participativa e com um currículo integrado para
busca dos objetivos educacionais, entretanto, no âmbito do curso técnico integrado em
eletrônica, observou-se que a participação dos docentes da formação geral e dos docentes da
formação técnica profissional acontece de formas diferentes. Além disso, identificamos que não
existe um espaço ou tempo de trabalho coletivo entre esses profissionais para discussão do
currículo e o processo de ensino e aprendizagem de forma sistemática. Com base nos dados da
pesquisa, elaboramos uma cartilha intitulada “Gestão democrática no currículo integrado e
participação coletiva dos docentes”, que tem o objetivo de contribuir para a construção e
consolidação de estratégias que ajudem a impulsionar a gestão democrática do currículo no
ambiente escolar e, principalmente, nos cursos de EMI
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: