Formação continuada do professor da educação profissional técnica de nível médio
Visualizar/ Abrir
Data
2019-07-01Autor
Silva, Cláudia Maria Bezerra da
http://lattes.cnpq.br/4721357351967525
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este estudo teve como objetivo analisar a concepção e a importância da formação continuada para o trabalho do professor da educação profissional técnica de nível médio. Fundamentado no método dialético e com abordagem de natureza qualitativa, para os procedimentos de pesquisa, foram realizadas a revisão da literatura e a análise de documentos. Nesse sentido, o referencial teórico foi desenvolvido a partir das discussões propostas por Moura (2007, 2008, 2014), Ramos (2005, 2017), Machado (2008), entre outros, no que concerne à Educação Profissional e Tecnológica no Brasil, no contexto histórico e atual, e também as perspectivas de Nóvoa (2002, 2009), Imbernón (2011) e Candau (2001) sobre a formação continuada dos professores. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de questionários e realização de entrevistas semiestruturadas com professores e pedagogos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco/Campus Recife. A análise e interpretação dos dados basearam-se nos princípios da análise de conteúdo de Bardin (2016). Os achados da pesquisa sugerem que os sujeitos reconhecem a formação continuada como importante para o trabalho do professor, tendo em vista que permite atualização dos conhecimentos, melhoria da prática e espaço para socialização de experiências entre os pares. Já em relação à compreensão de ensino médio integrado, ficou evidente que coexistem entendimentos que apontam para uma formação para o mercado de trabalho e para uma formação propedêutica, o que denuncia uma compreensão parcial ou inexistente dos seus princípios histórico, filosófico, pedagógico e político. Com foco na mudança desse cenário, evidenciou-se como imperioso a construção de uma proposta de formação continuada que busque a compreensão, pelos professores, das bases para atuar numa modalidade que visa a formação humana integral do aluno por meio do Ensino Médio integrado à educação profissional, onde já não cabe apenas os conhecimentos relativos à dimensão específica da área em que atua, mas é necessário, também, aproximação aos saberes didático-político-pedagógicos e às especificidades do Ensino Médio Integrado. Dessa perspectiva, resultou o produto desta investigação que é uma proposta formativa com atividades para serem desenvolvidas no local do trabalho intitulada “Diálogos na Educação Profissional Técnica de Nível Médio”.