Letramento informacional: o papel educativo do bibliotecário como suporte as práticas de pesquisa no ensino médio integrado
Visualizar/ Abrir
Data
2023-10-27Autor
Moura, Graziella Chrysóstomo da Silva
http://lattes.cnpq.br/6748450074337550
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A pesquisa teve por objetivo verificar como o desenvolvimento de um caderno digital
orientativo contribui para promover o letramento informacional, e assim, desenvolver
habilidades de pesquisa nos estudantes de ensino médio integrado do curso Técnico
de Segurança do Trabalho do Instituto Federal de Pernambuco – IFPE. O problema
identificado refere-se a dificuldade ou limitação dos estudantes durante o processo de
realização de pesquisa, principalmente, no tocante ao processo de busca e acesso às
informações. Além da ausência do suporte da biblioteca, especificamente na figura do
bibliotecário durante esse processo. Para tanto, foi realizado um Protocolo de Revisão
Sistemática de Literatura (RSL), visando identificar as iniciativas na literatura
associadas ao letramento informacional para a pesquisa no ensino médio integrado,
revisando o papel educativo do profissional bibliotecário e a contribuição da biblioteca,
no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica
(ProfEPT) e na área de Ciência da informação e áreas afins. O procedimento
metodológico consistiu em um estudo exploratório de cunho qualitativo, em três
etapas, aplicado no Campus Recife do IFPE, sendo os grupos de respondentes
participantes: uma turma de estudantes do sétimo período do curso Técnico Integrado
em Segurança do Trabalho, os docentes do curso e o corpo técnico de bibliotecários
da Instituição. Para os procedimentos técnicos foram estabelecidos o levantamento
bibliográfico e, como instrumento de coleta de dados, foi utilizado o questionário. Os
dados obtidos foram tratados pela análise de conteúdo para as questões abertas, e
comparação de frequência de resultados para as questões fechadas. Os resultados
serviram de suporte para o planejamento e desenvolvimento do Produto Educacional.
Foi estruturado como caderno digital orientativo, voltado à orientação sobre letramento
informacional, dividido em três módulos que abordam os temas: fontes de informações
na internet, plágio e normalização. O produto educacional foi aplicado com os
estudantes participantes da pesquisa e, avaliado por meio de questionários e dinâmica
de grupo focal. Os resultados da aplicação do PE e sua avaliação demonstram que o
letramento informacional pode contribuir para diminuir as lacunas no desenvolvimento
da prática de pesquisa dos estudantes do IFPE. No que concerne ao profissional
bibliotecário, esse pode, por meio de instrumentos e de um trabalho coeso com os
docentes da Instituição, atuar na promoção da qualidade das pesquisas desenvolvidas
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: