• Início
  • Portal IFPE
  • Sobre
  • Ajuda
    • Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • Teses e Dissertações
    • Dissertações Defendidas no IFPE
    • Campus Olinda
    • Mestrado Profissional Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT)
    • View Item
    •   DSpace Home
    • Teses e Dissertações
    • Dissertações Defendidas no IFPE
    • Campus Olinda
    • Mestrado Profissional Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT)
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

    My Account

    LoginRegister

    Gênero e diversidade sexual: as experiências de estudantes LGBTI+ na Educação Profissional e os desafios no mundo do trabalho

    Thumbnail
    View/Open
    Dissertação (8.852Mb)
    Date
    2020-11-09
    Author
    http://lattes.cnpq.br/4363532061662650
    Metadata
    Show full item record
    Abstract
    Este estudo teve como objetivo compreender as experiências de estudantes LGBTI+ na educação profissional e os desafios enfrentados no mundo do trabalho e tem como campo de estudo o Instituto Federal de Pernambuco – Campus Olinda. São problematizadas questões como gênero, sexualidade, identidade, Teoria Queer, educação, multiculturalismo e mundo do trabalho. A abordagem metodológica proposta foi de natureza qualitativa, apoiada na técnica de análise de conteúdo de Bardin (1977). Os dados foram obtidos por meio de levantamento bibliográfico e documental, observação simples, e de entrevistas semiestruturadas com 5 estudantes LGBTI+ dos cursos subsequentes do mencionado campus. Como resultados, identificamos relações interpessoais e institucional positivas no IFPE/Olinda, com episódios pontuais de LGBTIfobia; necessidade de retomada das atividades do Núcleo de Estudos de Gênero e Diversidade – NEGED, especialmente com os estudantes ingressantes, a fim de fortalecer ainda mais o caráter inclusivo do campus; situações de conforto ou de opressão no mundo do trabalho, a depender do espaço ocupacional e das relações de poder no ambiente específico; as violências de gênero comumente vivenciadas pelos/as participantes se caracterizam majoritariamente como atos velados e capazes de causar dores e traumas difíceis de serem superados. Como produto educacional, foi desenvolvido uma Cartilha de Atividades LGBTI+ para ser utilizada pelo NEGED e/ou em espaços onde haja a necessidade de promover a reflexão sobre os direitos da população LGBTI+ e o respeito às diferenças
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/261
    Collections
    • Mestrado Profissional Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT)

    Related items

    Showing items related by title, author, creator and subject.

    • Gestão democrática na EPT: reflexões sobre a participação de egressos e egressas na vida institucional 

      http://lattes.cnpq.br/6209607361271127 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-08-26)
      Embora a existência de um regulamento de acompanhamento de egressos como parte de uma política institucional no IFPE seja realidade, sua implementação ainda não é efetiva, seja por desconhecimento dos agentes institucionais ...
    • O jogo a partir da perspectiva crítico superadora nas aulas de educação física do ensino médio integrado: desafios e possibilidades. 

      http://lattes.cnpq.br/8261386600440695 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2019-07-04)
      Esta pesquisa visou compreender o papel da Educação Física no Ensino Médio Integrado, a partir na Perspectiva Crítico-Superadora, entendendo os desafios e possibilidades para a apropriação da Cultura Corporal. Foram tomados ...
    • O núcleo de gênero e diversidade e a população LGBTQIA+: rupturas, avanços e tensões no cotidiano de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia 

      http://lattes.cnpq.br/6070800540838764 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2020-12-18)
      Este estudo dá centralidade às orientações sexuais e identidades de gênero não hegemônicas, reconhecidas em suas dimensões sociais, culturais e políticas, no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica, considerando-se ...
    Contact Us | Send Feedback
     

     

    Contact Us | Send Feedback