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    Gênero e diversidade sexual: as experiências de estudantes LGBTI+ na Educação Profissional e os desafios no mundo do trabalho

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    Dissertação (8.852Mb)
    Data
    2020-11-09
    Autor
    Morais, Johana de Angelis Cavalcanti de
    http://lattes.cnpq.br/4363532061662650
    Metadata
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    Resumo
    Este estudo teve como objetivo compreender as experiências de estudantes LGBTI+ na educação profissional e os desafios enfrentados no mundo do trabalho e tem como campo de estudo o Instituto Federal de Pernambuco – Campus Olinda. São problematizadas questões como gênero, sexualidade, identidade, Teoria Queer, educação, multiculturalismo e mundo do trabalho. A abordagem metodológica proposta foi de natureza qualitativa, apoiada na técnica de análise de conteúdo de Bardin (1977). Os dados foram obtidos por meio de levantamento bibliográfico e documental, observação simples, e de entrevistas semiestruturadas com 5 estudantes LGBTI+ dos cursos subsequentes do mencionado campus. Como resultados, identificamos relações interpessoais e institucional positivas no IFPE/Olinda, com episódios pontuais de LGBTIfobia; necessidade de retomada das atividades do Núcleo de Estudos de Gênero e Diversidade – NEGED, especialmente com os estudantes ingressantes, a fim de fortalecer ainda mais o caráter inclusivo do campus; situações de conforto ou de opressão no mundo do trabalho, a depender do espaço ocupacional e das relações de poder no ambiente específico; as violências de gênero comumente vivenciadas pelos/as participantes se caracterizam majoritariamente como atos velados e capazes de causar dores e traumas difíceis de serem superados. Como produto educacional, foi desenvolvido uma Cartilha de Atividades LGBTI+ para ser utilizada pelo NEGED e/ou em espaços onde haja a necessidade de promover a reflexão sobre os direitos da população LGBTI+ e o respeito às diferenças
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/261
    Collections
    • Mestrado Profissional Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT)

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