Gênero e diversidade sexual: as experiências de estudantes LGBTI+ na Educação Profissional e os desafios no mundo do trabalho
Visualizar/ Abrir
Data
2020-11-09Autor
Morais, Johana de Angelis Cavalcanti de
http://lattes.cnpq.br/4363532061662650
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este estudo teve como objetivo compreender as experiências de estudantes LGBTI+ na
educação profissional e os desafios enfrentados no mundo do trabalho e tem como campo de
estudo o Instituto Federal de Pernambuco – Campus Olinda. São problematizadas questões
como gênero, sexualidade, identidade, Teoria Queer, educação, multiculturalismo e mundo do
trabalho. A abordagem metodológica proposta foi de natureza qualitativa, apoiada na técnica
de análise de conteúdo de Bardin (1977). Os dados foram obtidos por meio de levantamento
bibliográfico e documental, observação simples, e de entrevistas semiestruturadas com 5
estudantes LGBTI+ dos cursos subsequentes do mencionado campus. Como resultados,
identificamos relações interpessoais e institucional positivas no IFPE/Olinda, com episódios
pontuais de LGBTIfobia; necessidade de retomada das atividades do Núcleo de Estudos de
Gênero e Diversidade – NEGED, especialmente com os estudantes ingressantes, a fim de
fortalecer ainda mais o caráter inclusivo do campus; situações de conforto ou de opressão no
mundo do trabalho, a depender do espaço ocupacional e das relações de poder no ambiente
específico; as violências de gênero comumente vivenciadas pelos/as participantes se
caracterizam majoritariamente como atos velados e capazes de causar dores e traumas difíceis
de serem superados. Como produto educacional, foi desenvolvido uma Cartilha de Atividades
LGBTI+ para ser utilizada pelo NEGED e/ou em espaços onde haja a necessidade de
promover a reflexão sobre os direitos da população LGBTI+ e o respeito às diferenças
Itens relacionados
Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.
-
Gestão democrática na EPT: reflexões sobre a participação de egressos e egressas na vida institucional
Silva, Márcia Girlene e; http://lattes.cnpq.br/6209607361271127 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-08-26)Embora a existência de um regulamento de acompanhamento de egressos como parte de uma política institucional no IFPE seja realidade, sua implementação ainda não é efetiva, seja por desconhecimento dos agentes institucionais ... -
Esportes de raquete: bora povo!
Cynthia Roberta dos Santos Monteiro Jorge Corrêa; Andreza Maria de Lima (Os autores, 2024-06-17) -
O jogo a partir da perspectiva crítico superadora nas aulas de educação física do ensino médio integrado: desafios e possibilidades.
Andrade, Débora Batista Maciel de; http://lattes.cnpq.br/8261386600440695 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2019-07-04)Esta pesquisa visou compreender o papel da Educação Física no Ensino Médio Integrado, a partir na Perspectiva Crítico-Superadora, entendendo os desafios e possibilidades para a apropriação da Cultura Corporal. Foram tomados ...