A gestão democrática escolar e a contribuição do movimento estudantil
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Data
2019-08-28Autor
Oliveira, Sheila Almeida de
http://lattes.cnpq.br/6790446676041523
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Mostrar registro completoResumo
A presente pesquisa tem a Gestão Democrática como temática abordada, tendo como objeto de estudo sua relação com o Movimento Estudantil; em particular, com as ocupações escolares realizadas, no segundo semestre do ano de 2016, no Campus Vitória de Santo Antão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. A questão norteadora é: que lições as ocupações deixaram que podem contribuir para a concretização da gestão democrática? A pesquisa está inserida no contexto das discussões acerca dos limites e das possibilidades das experiências vivenciadas nas ocupações escolares, como espaços de aprendizagens para o exercício da gestão democrática, caracterizada como prática política e educativa que colabora na formação dos alunos como sujeitos críticos e reflexivos. Neste sentido, o objetivo consistiu em analisar as contribuições oferecidas pelas ocupações escolares dos estudantes, vivenciadas no segundo semestre de 2016, no Campus Vitória de Santo Antão do IFPE, a fim de elaborar uma proposta de gestão democrática escolar. O percurso teórico-metodológico partiu do Método Dialético, através de uma abordagem qualitativa. A coleta das informações foi feita por meio da pesquisa bibliográfica, com base em Saviani (1999, 2011), Paro (2000, 2008), Steimbach (2018), dentre outros; da análise dos documentos nacionais e institucionais que regem a temática e da realização de entrevistas semiestruturadas com os estudantes que participaram das ocupações. Para a análise das informações foi utilizada a técnica de análise de conteúdo temática. Esta revelou a prática da gestão democrática no espaço ocupado. Os alunos, conscientes de seus papéis e reconhecendo-se como sujeitos históricos, somaram forças com toda a comunidade escolar para enfrentarem a realidade adversa na busca pela qualidade social da educação, estendendo, consequentemente, o interesse para a participação nas lutas sociais. A partir dos resultados encontrados na pesquisa, foi elaborado um Produto Educacional: uma Proposta de Gestão Democrática Escolar, constituída de diretrizes, princípios, formas de participação e dos principais benefícios que poderão advir de sua aplicação para a melhoria da relação entre os atores dentro da escola e com a comunidade externa na luta por uma sociedade mais democrática. A testagem e avaliação do produto educacional foram feitas com alunos da instituição analisada, já a sua validação será feita pela banca examinadora da dissertação.