Meu sonho era vestir essa blusa: percepções das pessoas idosas estudantes do IFPE Campus Recife sobre as ações inclusivas para a população idosa na política de assistência estudantil
Visualizar/ Abrir
Data
2023-10-02Autor
Santos, Sandra Maria dos
https://lattes.cnpq.br/2168401616437575
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O direito à educação ao longo da vida é assegurado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB), Lei n.9.394 de 20 de dezembro de 1996, e também no Estatuto da Pessoa Idosa (EPI), Lei n.10.741 de 1º de outubro de 2003, do Brasil, assim como os direitos à inclusão e a permanência escolar que são previstos no Decreto 7.234 de 19 de julho de 2010, que institui o Programa Nacional de Assistência Estudantil. O crescimento da população idosa no Brasil, e na maioria dos países do mundo, é uma realidade. A presença de pessoas idosas na educação profissional e tecnológica nacional, regional e local é identificada na plataforma Nilo Peçanha. Observamos uma escassez de estudos sobre o protagonismo das pessoas idosas dos cursos médios de modalidade subsequente nos Institutos Federais da educação profissional e tecnológica. Este estudo foi realizado no IFPE Campus Recife e tem por objetivo geral compreender como as pessoas idosas estudantes do IFPE percebem a contribuição das ações inclusivas para a população idosa na política de assistência estudantil da educação profissional e tecnológica do IFPE na efetivação dos seus direitos educacionais. Para tanto, escolhemos como objetivos específicos: 1) identificar a população de pessoas idosas estudantes do Campus Recife, a fim de traçar um perfil identitário deste grupo, caracterizando os seus pertencimentos e as demandas de acesso, permanência e êxito; 2) identificar quais as ações de inclusão são desenvolvidas pela assistência estudantil do Campus Recife para pessoas idosas estudantes; 3) elaborar um produto educacional com temas relevantes, resultado da pesquisa de campo, em formato de pequenos áudios e vídeos, utilizando as dimensões da acessibilidade. Como abordagem metodológica, escolhemos o método qualitativo, adotando o procedimento técnico do estudo do caso. Do ponto de vista dos objetivos, trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, e, portanto, teremos as etapas de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. No tratamento de dados, utilizamos a técnica da análise de conteúdo em Bardin. O produto educacional foi elaborado a partir das análises do material coletado na pesquisa de campo, e trata-se de um Guia de Informações com sugestões de materiais, vídeos diversos, e vídeo das pessoas idosas participantes da pesquisa, e imagens de profissionais participantes. O pressuposto da pesquisa foi confirmado ao inferimos que as pessoas idosas que buscam o Instituto Federal de Pernambuco realizam sonhos ao acessar a educação profissional e tecnológica e buscam continuar ou voltar ao mundo do trabalho. A trajetória acadêmica, porém, é permeada de desafios para esses estudantes, tanto na vida acadêmica como na vida pessoal. Os profissionais são impulsionados a buscar novos conhecimentos acerca da temática