Juventude e educação profissional: sentidos atribuídos ao curso técnico em Informática para Internet integrado ao Ensino Médio
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Data
2021-08-31Autor
Santos, Priscylla Kelly Pereira dos
http://lattes.cnpq.br/7501804177344218
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Esta pesquisa teve como objetivo compreender os sentidos atribuídos ao
Ensino Médio Integrado e como estes se articulam com a construção dos projetos de
vida dos estudantes do Curso Técnico em Informática para Internet integrado ao
Ensino Médio do IFPE Campus Belo Jardim. A juventude, enquanto categoria de
análise nesta pesquisa, fundamentou-se na concepção da sociologia, estabelecendo
diálogo com os pressupostos teóricos da psicologia histórico-cultural. Tratou-se de
uma pesquisa de abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de questionários e
de entrevistas narrativas. Diante da crise sanitária em decorrência da pandemia
ocasionada pela COVID-19, a aplicação dos questionários foi realizada por meio
digital, a partir do Google Forms®, e as entrevistas foram realizadas por
videoconferência por meio do Google Meet®. Os dados levantados nas entrevistas
foram interpretados a partir do método de análise de narrativas. Os resultados
encontrados apontaram que o Ensino Médio Integrado (EMI) representa para os
estudantes um diferencial que lhes proporcionará vantagem em sua inserção no
mundo do trabalho. A percepção dos estudantes indicou que a educação ofertada
nessa instituição federal é de qualidade, e vai além da aprendizagem dos conteúdos
do currículo, se constituindo como um espaço de formação e de socialização, que
propicia importantes vivências para a sua constituição enquanto jovem. Os jovens
entrevistados revelaram que, apesar disso, o EMI possui limitações, entre elas, o
cansaço gerado pelo excesso de atividades e pela falta de tempo para a
organização dos estudos individuais. A falta de informações claras, a respeito da
área de atuação e dos conteúdos estudados, disponíveis aos estudantes
ingressantes que procuram o curso com expectativas que nem sempre
correspondem à realidade, pode levar à frustração pela não identificação com o
curso e, consequentemente, a evasão, baixa frequência, baixo rendimento e pouca
participação nas atividades acadêmicas. Diante desses resultados, como Produto
Educacional (PE), desenvolvemos o “Guia Informativo para Estudantes Ingressantes
no Curso Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio”, com o
objetivo de fornecer informações aos estudantes que desejam ingressar no curso,
que possam auxiliá-los em sua tomada de decisão e adaptação. Este guia foi
elaborado com a colaboração dos estudantes participantes da pesquisa. O PE foi
avaliado por uma comissão composta por quatro avaliadores, sendo dois
professores e dois estudantes