Letramentos Informacional e Digital na Pesquisa Escolar na Educação Profissional e Tecnológica: um estudo com discentes do Instituto Federal de Pernambuco – Campus Paulista
Data
2022-08-22Autor
Botelho, Cristian do Nascimento
http://lattes.cnpq.br/4102472997321355
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender os aspectos dos Letramentos
Informacional e Digital na prática da Pesquisa Escolar nos discentes da Educação
Profissional e Tecnológica. Possui como problema de pesquisa o seguinte
questionamento: quais os aspectos dos Letramentos Informacional e Digital na prática
da Pesquisa Escolar os discentes da Educação Profissional e Tecnológica
apresentam? A pesquisa é de natureza qualitativa. Quanto aos seus objetivos e
procedimentos, é exploratória. Os sujeitos da pesquisa foram os discentes a partir do
segundo período do curso Técnico em Administração e Manutenção e Suporte em
Informática, do Instituto Federal de Pernambuco – Campus Paulista. Como
instrumento de coleta de dados, foi realizada uma análise documental dos Projetos
Pedagógicos dos referidos cursos e entrevistas semiestruturadas com os discentes,
tendo a Análise de Conteúdo como técnica de análise dos dados. Os resultados
apontaram que os Projetos Pedagógicos dos cursos analisados possuem alguns
elementos dos Letramentos Informacional e Digital, no que confere o aprendizado ao
longo da vida, porém não fazem menções aos letramentos citados, não possuindo
práticas voltadas especificamente para eles. No entanto, a promoção da pesquisa se
faz presente nos Projetos Pedagógicos dos cursos analisados. Com relação aos
estudantes, verificou-se que, geralmente, realizam suas pesquisas de forma intuitiva,
sem etapas e estratégias definidas, nas quais predominam o uso do Google, Google
Acadêmico e YouTube. Eles reconheceram a importância de combater o plágio
acadêmico, porém alguns mostraram precisar de uma maior orientação de como
proceder; utilizam as regras da ABNT em sua maioria em atividades pontuadas ou
solicitadas pelos professores, mas, em geral, não fizeram a consulta na própria NBR.
Dessa forma, foi elaborado como Produto Educacional, um Guia Informativo,
intitulado: Letramentos Informacional e Digital na Pesquisa Escolar, abordando as
principais temáticas que emergiram durante as entrevistas com os estudantes com o
objetivo de promover um maior letramento informacional e digital nos alunos da
Educação Profissional e Tecnológica. O produto foi avaliado por 8 estudantes e como
resultado foi verificado que ele contribui para a promoção dos letramentos
informacional e digital nos alunos da Educação Profissional e Tecnológica. Podemos
concluir que promover os Letramentos Informacional e Digital por meio da Pesquisa
Escolar constitui um importante exercício de aprimoramento das habilidades
informacionais e digitais dos estudantes, não apenas no seu cotidiano acadêmico,
mas no trabalho e ao longo da vida
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: