Licenciatura em Física: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 1-20 of 60
-
Realidade aumentada no ensino da astronomia
(PesqueiraBrasil, 2025-08-13)A análise tem como objetivo verificar a validade e a eficácia do uso de aplicativos de Realidade aumentada1 (RA) no ensino de Astronomia no Ensino Médio, considerando seu impacto no processo de ensino-aprendizagem. Por ... -
Contribuições do ensino de física para a preservação do meio ambiente: uma análise didática para o ensino médio
(PesqueiraBrasil, 2025-08-12)A Política Nacional de Educação Ambiental (Lei Federal n.o 9795/1999) estabelece que a Educação Ambiental deve estar presente em todos os níveis e modalidades de ensino, devendo ser abordada de forma contextualizada e ... -
Uma proposta para o ensino de lançamento oblíquo no ensino médio
(PesqueiraBrasil, 2025-08-11)Este artigo apresenta uma proposta de Sequência de Ensino e Aprendizagem (SEA) voltada ao ensino dos conceitos de lançamento oblíquo no Ensino Médio, desenvolvida a partir das dificuldades frequentemente observadas entre ... -
Ensino de física no ensino fundamental: um estudo da produção do conhecimento no Brasil de 2015 a 2024
(PesqueiraBrasil, 2025-08-01)Neste estudo, analisamos a produção de conhecimento sobre o ensino de Física no Ensino Fundamental no Brasil no período de 2015 a 2024. O referencial teórico é constituído por autores que discutem sobre o ensino de Física ... -
Ensino de óptica na educação básica: uma abordagem investigativa utilizando a câmera pinhole
(PesqueiraBrasil, 2025-03-21)O ensino por investigação tem se destacado como uma abordagem eficaz para promover o aprendizado significativo em disciplinas da área de Ciências, incluindo a Física. Neste estudo, analisou-se o impacto dessa metodologia ... -
Energia eólica: contribuições de uma sequência didática para o ensino de física
(PesqueiraBrasil, 2025-03-19)O ensino de Física no Ensino Médio enfrenta desafios relacionados à abstração dos conceitos e à dificuldade de engajamento dos alunos. Neste contexto, esta pesquisa propõe a construção e a aplicação de uma sequência ... -
Estratégias didáticas para o ensino de física: uma análise das tendências em duas instituições públicas de ensino médio
(PesqueiraBrasil, 2024-11-01)O objetivo do nosso trabalho foi investigar quais as principais estratégias didáticas que vêm sendo utilizadas por Professores de Física do Ensino Médio de duas escolas pública e, sobretudo, as percepções dessas práticas ... -
O ensino de física através da experimentação: desenvolvimento de um dispositivo didático para análise do movimento de queda livre de um corpo utilizando arduino e microsoft excel
(PesqueiraBrasil, 2024-10-07)No presente trabalho buscamos desenvolver um aparato experimental capaz de adquiri dados da queda de corpos sob a ação da gravidade. Este equipamento caracteriza-se pelo seu baixo custo e eficiência mostrando detalhes do ... -
Física e atratividade docente na visão de estudantes do ensino médio em duas escolas de referência, no município de Arcoverde, Pernambuco
(PesqueiraBrasil, 2024-10-10)O presente estudo investigou a percepção de estudantes do ensino médio sobre a atratividade da carreira docente, considerando o contexto de escassez de professores no mundo. A pesquisa, realizada em duas escolas de referência ... -
A Importância do Telescópio e da Astronomia no ensino de Física
(PesqueiraBrasil, 2024-09-27)A integração do telescópio e da Astronomia no Ensino de Física oferece uma abordagem enriquecedora e dinâmica para a aprendizagem de conceitos científicos. Esses elementos desempenham papéis fundamentais em transformar o ... -
Construção e vivência de uma sequência de ensino utilizando experimentos de baixo custo no ensino de eletrização
(PesqueiraBrasil, 2024-10-03)Neste artigo buscamos relatar e desenvolver uma sequência didática na área da eletrostática, aplicada e analisada através de uma vivência em sala de aula, realizada na turma do 5º período de ensino médio integrado de ... -
Visitando o passado com o Stellarium: as observações astronômica que impactaram o conhecimento humano
(PesqueiraBrasil, 2024-09-23)Este trabalho apresenta uma análise das observações e medições realizadas por figuras históricas da Astronomia, como Ptolomeu, Copérnico e Galileu, utilizando simulações no software Stellarium. O trabalho inclui uma ... -
Física e sustentabilidade: contribuições desta ciência na preservação ambiental
(PesqueiraBrasil, 2024-09-26)O estudo examina as contribuições da Física diante dos grandes desafios ambientais contemporâneos, considerando diversas variáveis interdisciplinares, como Química, Biologia e Matemática. Utilizando uma bibliografia ... -
Uma análise sobre as contribuições do software tracker para o ensino de cinemática em turmas de ensino médio
(PesqueiraBrasil, 2024-10-04)Diante de um cenário em que o Ensino da Física em sala de aula consiste em exposição de conteúdos e resolução de questões utilizando os modelos matemáticos, sem reproduzir significado, desenvolvemos uma pesquisa que ... -
Ensino de Física para estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo: o desenvolvimento de uma sequência de ensino fundamentada no Desenho Universal para a Aprendizagem
(PesqueiraBrasil, 2024-10-01)O trabalho apresenta uma sequência de ensino e aprendizagem de Física desenvolvida com base no Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), que busca oferecer um ensino acessível a todos os estudantes, incluindo as ... -
Análise das estratégias de um professor de Física para o ensino de estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) no Ensino Médio
(PesqueiraBrasil, 2024-09-23)objetivo desta pesquisa foi compreender as estratégias utilizadas por um professor de Física em uma sala regular com três alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) do Ensino Médio Integrado ao curso técnico ... -
Explorando as tradições do povo Xukuru do Ororubá e sua relação com o céu e o conhecimento astronômico: algumas possibilidades para o ensino de Física
(PesqueiraBrasil, 2024-08-08)O objetivo deste artigo é compreender como o povo Xukuru do Ororubá vivenciam na prática os conhecimentos sobre os fenômenos naturais relacionados à astronomia a fim de levar esses conhecimentos para as aulas de Física do ... -
Um Estudo sobre o Uso do Vídeo como Recurso Didático de Ensino Aprendizagem nas Aulas de Física do 8º Ano do Ensino Fundamental
(PesqueiraBrasil, 2024-02-26)O objetivo deste trabalho de pesquisa foi analisar a compreensão e a atratividade das aulas de Física para educandos(as) de um penúltimo ano do Ensino Fundamental, utilizando-se vídeos como recurso metodológico. A pesquisa ... -
O uso de mapas conceituais como objeto para o ensino de estática no primeiro ano do ensino médio
(PESQUEIRABrasil, 2024-02-21)O presente estudo propõe uma abordagem inovadora para o ensino de Estática no primeiro ano do ensino médio, empregando a ferramenta pedagógica dos mapas conceituais. Os mapas conceituais são recursos gráficos que visam ... -
Abordagem ctsa no ensino de Física nuclear: reflexões iniciais sobre uma intervenção didática na desmistificação do uso das radiações
(PESQUEIRABrasil, 2024-02-07)A abordagem convencional do ensino de Física frequentemente se restringe a cálculos matemáticos, negligenciando a sua aplicação prática em questões socialmente relevantes, como o emprego de radiações. Este estudo relata ...