Construção e vivência de uma sequência de ensino utilizando experimentos de baixo custo no ensino de eletrização
Data
2024-10-03Autor
Guimarães, Bianca de Melo
http://lattes.cnpq.br/2906374974278314
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Neste artigo buscamos relatar e desenvolver uma sequência didática na área da
eletrostática, aplicada e analisada através de uma vivência em sala de aula,
realizada na turma do 5º período de ensino médio integrado de Edificações do IFPE
- campus Pesqueira. Tendo como foco a investigação e análise de como a
implementação de experimentos confeccionados com materiais de baixo custo,
contribui para o processo de aprendizagem dos alunos de física no ensino médio.
Para embasar esta proposta, foi desenvolvida uma oficina experimental, de caráter
quali-quantitativo, ancorada na interseção entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e
Ambiente (CTSA), com o objetivo principal de evidenciar por meio de demonstrações
experimentais os fenômenos de eletrização (por atrito, contato e condução) e a Lei
de Coulomb, e mediante disso, desenvolver uma sequência de ensino. Um aspecto
central da nossa análise consiste em avaliar o impacto desses recursos didáticos
alternativos no desempenho dos estudantes, em relação ao conteúdo abordado,
visando, com isso, aprimorar a sequência didática com base nos resultados
observados.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: