Realidade aumentada no ensino da astronomia

Data
2025-08-13Autor
Silva, Hugo Elbeer Xavier da
https://lattes.cnpq.br/3825340115826877
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A análise tem como objetivo verificar a validade e a eficácia do uso de aplicativos de
Realidade aumentada1 (RA) no ensino de Astronomia no Ensino Médio, considerando
seu impacto no processo de ensino-aprendizagem. Por meio de uma revisão de
literatura, buscou-se identificar evidências sobre como o uso de aplicativos de RA na
contribuição para a melhoria da compreensão conceitual, da visualização de estudos
abstratos, da motivação dos alunos e do desempenho. Os estudos analisados
demonstram que a integração de aplicativos de RA ao contexto escolar favorecendo
a visualização de conteúdos abstratos, como por exemplo, os movimentos dos corpos
celestes e a estrutura do sistema solar, observação e localização dos planetas e
estrelas, promovendo um aprendizado mais interativo e significativo. Além disso,
observa-se que o uso desses recursos tecnológicos desperta maior interesse dos
estudantes e amplia sua absorção e participação nas atividades. Conclui-se, portanto,
que esse é um recurso didático válido e eficaz no ensino da Astronomia, contribuindo
positivamente para a aprendizagem no Ensino Médio.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: