Uma análise sobre as contribuições do software tracker para o ensino de cinemática em turmas de ensino médio
Data
2024-10-04Autor
Silva, Jorge Lucas de Oliveira
https://lattes.cnpq.br/1652545447018248
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Diante de um cenário em que o Ensino da Física em sala de aula consiste em
exposição de conteúdos e resolução de questões utilizando os modelos matemáticos,
sem reproduzir significado, desenvolvemos uma pesquisa que buscou investigar as
contribuições para o processo de ensino e aprendizagem de fenômenos físicos dos
movimentos de corpos com estudantes de escolas públicas do Ensino Médio
utilizando um recurso computacional, o software analisador de sequência de vídeo
Tracker®. A dinâmica da pesquisa se desenvolveu em duas sessões experimentais,
em que mobilizamos a filmagem de um fenômeno físico de movimento e posterior
análise da sequência de vídeo utilizando o software Tracker®1. Como instrumento de
estudo de investigação de ocorrência de aprendizagem significativa, aplicamos dois
questionários, um antes da primeira intervenção e o segundo após o final da segunda
intervenção. Avaliando os resultados obtidos através da comparação entre dois
questionários, acreditamos que o uso do software Tracker® evidenciou avanços e
melhorias, traduzindo em ganhos de competências e habilidades. Além disso, a
utilização da análise da sequência de vídeo deixou os alunos mais motivados e foi
possível perceber um maior engajamento nas atividades, sendo importante e
fundamental para se atingir uma aprendizagem significativa.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: