Uma proposta para o ensino de lançamento oblíquo no ensino médio
Data
2025-08-11Autor
Silva, Greyson Adriano Cordeiro da
http://lattes.cnpq.br/9491708141334633
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este artigo apresenta uma proposta de Sequência de Ensino e Aprendizagem (SEA)
voltada ao ensino dos conceitos de lançamento oblíquo no Ensino Médio,
desenvolvida a partir das dificuldades frequentemente observadas entre os
estudantes na compreensão de conteúdos abstratos em Física. A proposta articula
múltiplas estratégias pedagógicas, integrando aulas teóricas, simulações
computacionais, experimentação em laboratório e atividades práticas com a
construção e o lançamento de foguetes confeccionados com material reciclado.
Contudo, nosso objetivo foi criar uma Sequência de Ensino e Aprendizagem (SEA),
para relacionar o conteúdo abstrato com a prática, ajudando a favorecer o ensino do
conceito de lançamento oblíquo. A fundamentação teórica apoia-se na Teoria da
Aprendizagem Significativa de David Ausubel (2003), que valoriza a relação entre os
conhecimentos prévios dos alunos e os novos conteúdos a serem aprendidos. A
intervenção foi concebida segundo elementos da Pesquisa Baseada em Design
(PBD), conforme discutidos por Kneubil e Pietrocola (2017), e aplicada junto a
licenciandos em Física vinculados ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à
Docência (PIBID) de uma instituição pública localizada no agreste pernambucano.
Os resultados evidenciaram maior engajamento dos estudantes, avanços na
compreensão dos conceitos abordados e uma aproximação mais concreta entre
teoria e prática. A experiência reforça o potencial das abordagens pedagógicas
diversificadas na apresentação de conteúdos e na avaliação da aprendizagem,
contribuindo para tornar o ensino de Física mais contextualizado, atrativo e
significativo para os alunos do Ensino Médio.
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