Análise das estratégias de um professor de Física para o ensino de estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) no Ensino Médio
Data
2024-09-23Autor
Barboza, Emilly Katherine Maciel
http://lattes.cnpq.br/2322736251170355
Metadata
Mostrar registro completoResumo
objetivo desta pesquisa foi compreender as estratégias utilizadas por um
professor de Física em uma sala regular com três alunos com Transtorno do
Espectro do Autismo (TEA) do Ensino Médio Integrado ao curso técnico em
Edificações de uma escola pública em Pernambuco. Foram empregados os
seguintes instrumentos de construção de dados: (a) uma entrevista semiestruturada
com o professor, (b) um diário de bordo de observação das aulas e (c) a análise
documental de provas e listas de exercícios dos alunos com autismo. A partir da
análise dos dados, buscou-se identificar como as práticas pedagógicas foram
adaptadas analisando o nível de conhecimento do professor sobre o Transtorno do
Espectro Autista, suas estratégias pedagógicas utilizadas em sala de aula,
verificando se houve adaptações nas avaliações e compreendendo os desafios
enfrentados no processo de ensino para assim promover uma melhor compreensão
dos conceitos científicos. O estudo evidenciou a importância da formação docente
inicial e contínua, destacando a necessidade de adaptar o ensino de Física para
garantir o processo de aprendizagem desses alunos.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: