Ensino de física no ensino fundamental: um estudo da produção do conhecimento no Brasil de 2015 a 2024

Data
2025-08-01Autor
Feitosa, Carla Sabrina Oliveira
http://lattes.cnpq.br/9691194224526206
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Neste estudo, analisamos a produção de conhecimento sobre o ensino de Física no
Ensino Fundamental no Brasil no período de 2015 a 2024. O referencial teórico é
constituído por autores que discutem sobre o ensino de Física na perspectiva da
Alfabetização Cientifica, como Sasseron (2015) e Sasseron e Carvalho (2008). Trata-
se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, do tipo “Estado do
Conhecimento”. Para isso, foram consultados sítios eletrônicos de periódicos
científicos que abordam o ensino de Física, bem como o banco das dissertações do
Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF). Para a análise,
utilizamos a Técnica de Análise de Conteúdo Categorial temática, conforme Bardin
(1977). No decorrer da elaboração, localizamos oito trabalhos, sendo quatro
dissertações do MNPEF e quatro artigos científicos publicados nos periódicos. Apesar
da escassez de publicações identificadas, as pesquisas localizadas revelam, de modo
geral, esforços para romper com a lógica tradicional de ensino, priorizando práticas
que valorizam a construção ativa do conhecimento pelos estudantes. Algumas das
produções evidenciam, ainda, uma preocupação explícita com uma formação crítica
e transformadora no ensino de Física no Ensino Fundamental. Ressaltamos, portanto,
a necessidade de ampliação das pesquisas que abordem essa temática.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: