Estratégias didáticas para o ensino de física: uma análise das tendências em duas instituições públicas de ensino médio
Data
2024-11-01Autor
Silva, Luciana Mendonça da
http://lattes.cnpq.br/0811217116274807
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Mostrar registro completoResumo
O objetivo do nosso trabalho foi investigar quais as principais estratégias didáticas
que vêm sendo utilizadas por Professores de Física do Ensino Médio de duas
escolas pública e, sobretudo, as percepções dessas práticas para os estudantes. O
campo da pesquisa foram duas escolas públicas do agreste de Pernambuco,
participaram da pesquisa dois professores e 10 estudantes. Utilizamos para esse
estudo a pesquisa aplicada (onde esse tipo de pesquisa traz novas ideias por meio
da aplicação prática) e descritiva com abordagem qualitativa. Como instrumentos de
coleta de dados utilizamos, observações de aulas e questionários, as observações
de aula ocorreram em duas turmas do ensino médio do Agreste de Pernambuco,
sendo 10 horas/aula por turma, os questionários foram aplicados para os
professores e estudantes das duas instituições do Agreste de Pernambuco. Os
resultados indicaram a presença marcante de aulas ainda muito focadas no ensino
tradicional, com o desenvolvimento de uma prática mecânica, focada em exposições
teóricas e na valorização dos cálculos. Ao cruzarmos os dados, identificamos uma
falta de sintonia entre a teoria e a prática, uma vez que nos questionários os
professores expressaram a necessidade de um ensino de física mais dinâmico, com
o uso de práticas experimentais. Em relação ao posicionamento dos estudantes,
ficou evidente certa insatisfação com a ausência de aulas mais contextualizadas,
com a falta de aulas nos laboratórios e uso de práticas experimentais em
laboratórios. Contudo é, necessário, uma maior atenção ao ensino de ciências, em
busca de um ensino inovador e execução do mesmo em sala de aula.
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