Contribuições do ensino de física para a preservação do meio ambiente: uma análise didática para o ensino médio

Data
2025-08-12Autor
Oliveira, Maria Luana Barbosa de
http://lattes.cnpq.br/5829091930844804
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Mostrar registro completoResumo
A Política Nacional de Educação Ambiental (Lei Federal n.o 9795/1999) estabelece
que a Educação Ambiental deve estar presente em todos os níveis e modalidades de
ensino, devendo ser abordada de forma contextualizada e interdisciplinar por todos os
componentes curriculares, no entanto, apesar da obrigatoriedade, observa-se certa
ausência dessa discussão nos currículos de Física. Em vista disso, o objetivo do nosso
trabalho foi investigar a prática pedagógica de professores de Física do Ensino Médio,
em relação à abordagem de conteúdos relacionados à Educação Ambiental. O campo
da pesquisa foi uma escola pública de Ensino Médio em Pesqueira - PE, com a
participação de três professores de Física. Trata-se de um estudo exploratório e
descritivo, com abordagem qualitativa. Como instrumento de coleta de dados
utilizamos questionário e observação de aula. Os resultados indicaram que há uma
evidente contradição entre a teoria e a prática, visto que no questionário, dois dos
professores, apesar de reconhecerem a importância de trabalhar conceitos de
Educação Ambiental, ainda os retratam de maneira superficial, sendo pouco
explorados no ensino de Física, o que sinaliza para a necessidade de investimentos
na formação inicial e continuada de professores, para que estes possam lidar com o
tipo de abordagem curricular estruturada por meio de temas com enfoque CTSA. Os
dados revelaram claramente que a formação mais completa possibilitou ao professor
B desenvolver uma prática diferenciada através de uma abordagem que procura
conectar a Física com a realidade ambiental.
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