Browsing Licenciatura em Física by Subject "CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA"
Now showing items 1-20 of 21
-
Abordagem ctsa no ensino de Física nuclear: reflexões iniciais sobre uma intervenção didática na desmistificação do uso das radiações
(PESQUEIRABrasil, 2024-02-07)A abordagem convencional do ensino de Física frequentemente se restringe a cálculos matemáticos, negligenciando a sua aplicação prática em questões socialmente relevantes, como o emprego de radiações. Este estudo relata ... -
Avaliação da aprendizagem de Física: um estudo com professores do ensino médio integrado do IFPE – campus Pesqueira
(PesqueiraBrasil, 2022-06-28)A avaliação possibilita acompanhar os processos de aprendizagem e redirecionar o trabalho do professor. Nesta pesquisa, analisamos as práticas avaliativas de docentes da disciplina Física do Ensino Médio Integrado do ... -
Como a música pode auxiliar no ensino de física
(PESQUEIRABrasil, 2023-08-24)Este estudo, cujo tema é “Como a música pode auxiliar no ensino de Física”, busca analisar como a Física é vista em sala de aula pelos alunos e compreender que a Física vai muito além do que apenas a aplicação de fórmulas. ... -
Os conhecimentos indígenas interligados aos conhecimentos da física: o caso das fases da lua
(PesqueiraBrasil, 2021-12-20)A educação indígena é garantida por leis como a Constituição Federal de 1988, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e Parâmetros Curriculares Nacionais, que estabelecem o direito de um ensino específico e ... -
Diálogos entre a teoria da aprendizagem significativa e a neuroaprendizagem para o ensino de física
(PesqueiraBrasil, 2022-07-28)Esse artigo é um estudo bibliográfico de caráter qualitativo, sobre a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) e Neuroaprendizagem (NA). A TAS tem Marco Antonio Moreira como seu principal teórico citado neste artigo, ... -
Ensino de física para pessoa com deficiência intelectual: um estudo de caso
(PesqueiraBrasil, 2023-02-14)A inclusão de pessoas com deficiência, em turmas regulares, é um direito estabelecido por lei. A deficiência que foi discutida nesta pesquisa foi a intelectual. De acordo com AAIDD (2023), a deficiência intelectual é ... -
Ensino Médio Integrado: representações sociais construídas por professores de Física do IFPE – campus Pesqueira
(PesqueiraBrasil, 2022-02-17)O Ensino Médio integrado à educação profissional busca favorecer uma educação integral através da integração das dimensões sociais da vida: trabalho, cultura, ciência e tecnologia. No entanto, a recente reforma do Ensino ... -
Um Estudo sobre o Uso do Vídeo como Recurso Didático de Ensino Aprendizagem nas Aulas de Física do 8º Ano do Ensino Fundamental
(PesqueiraBrasil, 2024-02-26)O objetivo deste trabalho de pesquisa foi analisar a compreensão e a atratividade das aulas de Física para educandos(as) de um penúltimo ano do Ensino Fundamental, utilizando-se vídeos como recurso metodológico. A pesquisa ... -
Fenômenos ondulatórios: uma proposta de sequência de ensino para turmas do ensino fundamental
(PESQUEIRABrasil, 2023-12-06)O objetivo geral deste estudo foi analisar as contribuições da implementação de uma proposta de sequência de ensino, abordando os fenômenos ondulatórios, em turmas com estudantes do 9o ano do Ensino Fundamental em Ciências, ... -
Introdução à astronomia estelar: análise de um minicurso online sobre as estrelas
(PesqueiraBrasil, 2021-12-30)A astronomia é o tipo de assunto que naturalmente desperta a curiosidade das pessoas, independentemente de sua faixa etária. A internet é capaz de conectar pessoas no mundo inteiro. Logo, preparar um curso de astronomia ... -
Investigando as contribuições da aplicação de experimentos para o ensino de física no ensino médio
(PESQUEIRABrasil, 2023-12-11)Considerando a importância das Práticas Experimentais no Ensino de Física, a referente pesquisa trata de analisar se tal utilização nas aulas de Física no Ensino Médio contribuem para uma melhor aprendizagem dos estudantes ... -
Investigando o ensino física praticado em escolas rurais indígenas da cidade de Pesqueira
(PesqueiraBrasil, 2021-08-10)O presente trabalho buscou investigar os desafios encontrados quando os conteúdos da Física é lecionada por um professor que não possui graduação especifica na área de atuação, utilizando um método de pesquisa exploratória ... -
O museu de ciências como ferramenta didática na visão dos professores de física: analisando o potencial didático do Espaço Interativo de Ciência, Tecnologia e Artes (EICTA)
(PESQUEIRABrasil, 2024-02-07)Este estudo investigou a integração do Espaço Interativo de Ciências, Tecnologia e Artes (EICTA) no ensino de Física, por meio de entrevistas com 23 participantes (estudantes da licenciatura em Física que fazem parte do ... -
A Relação entre Ciência e Religião na concepção dos participantes de um minicurso on-line
(PesqueiraBrasil, 2022-06-27)O público geral pensa que a Religião sempre se opôs ao progresso científico, motivo o qual embasa a concepção de guerra entre esses domínios do conhecimento, sendo necessário escolher um deles e abandonar o outro. Quando ... -
Ser professor/a de Física no Ensino Médio Integrado: representações sociais construídas por professores/as do IFPE - campus Pesqueira
(PESQUEIRABrasil, 2023-12-27)A formação de professores para o Ensino Médio Integrado exige uma abordagem didático-metodológica condizente com as demandas dos processos de ensino e aprendizagem desse ensino. Nesse cenário, neste trabalho, temos, como ... -
Sobre as perdas de potência em painéis fotovoltaicos: Uma abordagem à luz das teorias físicas dos semicondutores
(PesqueiraBrasil, 2021-08-10)Neste trabalho discutimos sobre um fenômeno comum em painéis fotovoltaicos durante o seu processo de geração de energia. Trata-se da perda de eficiência devido a ocorrência da termalização. Esta pesquisa iniciou-se com ... -
Um super-herói no reino quântico: utilizando o filme do homem-formiga no ensino da Física Moderna
(PESQUEIRABrasil, 2023-12-13)O ensino de Física Moderna nas escolas de Nível Médio tem enfrentado ao longo dos anos diversas dificuldades e desafios devido a incontáveis fatores, resultando na falta de vivência e compreensão superficial por parte ... -
Uso das simulações no ensino de física: analisando uma simulação à luz das teorias do efeito fotoelétrico
(PesqueiraBrasil, 2022-02-16)Estudos demonstram que a utilização das simulações computacionais no ensino de Física, vem a ser uma alternativa viável para a prática educativa em qualquer nível de ensino. Oferecendo aos alunos uma experiência direta, ... -
O uso de mapas conceituais como objeto para o ensino de estática no primeiro ano do ensino médio
(PESQUEIRABrasil, 2024-02-21)O presente estudo propõe uma abordagem inovadora para o ensino de Estática no primeiro ano do ensino médio, empregando a ferramenta pedagógica dos mapas conceituais. Os mapas conceituais são recursos gráficos que visam ... -
O uso de simuladores no ensino de física: explorando a dualidade onda-partícula
(PesqueiraBrasil, 2022-02-17)Ao longo das últimas décadas, as novas tecnologias vêm contribuindo como ferramentas didáticas para a melhoria da Educação. No ensino de Física, essas ferramentas passam a integrar este processo com o intuito de promover ...