Um Estudo sobre o Uso do Vídeo como Recurso Didático de Ensino Aprendizagem nas Aulas de Física do 8º Ano do Ensino Fundamental
Data
2024-02-26Autor
Santos, Francisco Nogueira dos
http://lattes.cnpq.br/6995479724058054
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O objetivo deste trabalho de pesquisa foi analisar a compreensão e a atratividade das aulas de
Física para educandos(as) de um penúltimo ano do Ensino Fundamental, utilizando-se vídeos
como recurso metodológico. A pesquisa foi realizada com alunos(as) do oitavo ano do ensino
fundamental, em uma escola particular na cidade de Pesqueira, Pernambuco. A metodologia do
trabalho de pesquisa fundamenta-se na perspectiva qualitativa, de caráter descritivo-
exploratória. Os resultados indicaram que a integração de recursos tecnológicos, como
pequenos trechos de vídeos, podem desempenhar um papel relevante no aprimoramento da
compreensão dos conteúdos, promovendo maior vivacidade no processo de ensino e
interatividade eficaz com os(as) alunos(as). O estudo propõe a análise da efetividade do uso de
vídeos como instrumento didático no ensino de Física, destacando sua contribuição para tornar
a aprendizagem mais dinâmica e incentivar o interesse dos(as) alunos(as) pela disciplina.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: