• Início
  • Portal IFPE
  • Sobre
  • Ajuda
    • Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Pesqueira
    • Licenciatura em Física
    • Ver item
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Pesqueira
    • Licenciatura em Física
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Os conhecimentos indígenas interligados aos conhecimentos da física: o caso das fases da lua

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    Os conhecimentos indígenas interligados aos conhecimentos da física_ o caso das fases da lua.pdf (708.5Kb)
    Data
    2021-12-20
    Autor
    Souza, Natália Oliveira de
    http://lattes.cnpq.br/7740027984833585
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    A educação indígena é garantida por leis como a Constituição Federal de 1988, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e Parâmetros Curriculares Nacionais, que estabelecem o direito de um ensino específico e diferenciado valorizando e fortalecendo a cultura indígena. As instituições de educação, como também todas as componentes curriculares da educação básica, devem trabalhar a temática da cultura indígenas em todo currículo escolar. Este artigo tem como objetivo relatar o desenvolvimento de uma intervenção didática para o ensino de cultura indígena entrelaçada com tópicos de Física, com foco nas Fases da Lua. A abordagem foi realizada no contexto de um minicurso ministrado de forma online, utilizando um conto que tem como narrativa “A Lenda do Sol e da Lua” do povo Tupi Guarani, com duração de três horas, com oito estudantes. Foi possível compreender algumas potencialidades da cultura indígena na interconexão, de forma não anedótica, com tópicos do ensino e aprendizagem da Física assim como a valorização dessa cultura milenar.
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/583
    Collections
    • Licenciatura em Física
    Entre em contato | Deixe sua opinião
     

     

    Entre em contato | Deixe sua opinião