Os conhecimentos indígenas interligados aos conhecimentos da física: o caso das fases da lua
Data
2021-12-20Autor
Souza, Natália Oliveira de
http://lattes.cnpq.br/7740027984833585
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A educação indígena é garantida por leis como a Constituição Federal de 1988, Lei
de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e Parâmetros Curriculares
Nacionais, que estabelecem o direito de um ensino específico e diferenciado
valorizando e fortalecendo a cultura indígena. As instituições de educação, como
também todas as componentes curriculares da educação básica, devem trabalhar a
temática da cultura indígenas em todo currículo escolar. Este artigo tem como
objetivo relatar o desenvolvimento de uma intervenção didática para o ensino de
cultura indígena entrelaçada com tópicos de Física, com foco nas Fases da Lua. A
abordagem foi realizada no contexto de um minicurso ministrado de forma online,
utilizando um conto que tem como narrativa “A Lenda do Sol e da Lua” do povo Tupi
Guarani, com duração de três horas, com oito estudantes. Foi possível compreender
algumas potencialidades da cultura indígena na interconexão, de forma não
anedótica, com tópicos do ensino e aprendizagem da Física assim como a
valorização dessa cultura milenar.