Abordagem ctsa no ensino de Física nuclear: reflexões iniciais sobre uma intervenção didática na desmistificação do uso das radiações
![Thumbnail](/xmlui/bitstream/handle/123456789/1184/Abordagem%20CTSA%20no%20ensino%20de%20f%c3%adsica%20nuclear%20-%20reflex%c3%b5es%20iniciais%20sobre%20uma%20interven%c3%a7%c3%a3o%20did%c3%a1tica%20na%20desmistifica%c3%a7%c3%a3o%20do%20uso%20das%20radia%c3%a7%c3%b5es.pdf.jpg?sequence=5&isAllowed=y)
Data
2024-02-07Autor
Alves, Géssica
http://lattes.cnpq.br/867191783005614
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A abordagem convencional do ensino de Física frequentemente se restringe a
cálculos matemáticos, negligenciando a sua aplicação prática em questões
socialmente relevantes, como o emprego de radiações. Este estudo relata uma
intervenção didática em tópicos de Física Nuclear, adotando a abordagem CTSA. A
proposta visa estabelecer uma conexão entre o conteúdo acadêmico e a vivência
diária dos alunos. A intervenção foi conduzida em uma aula com duração de uma hora
e trinta minutos e contou com a participação de 18 estudantes do 9º ano até o 3º ano
do ensino médio. Os resultados indicaram que a abordagem de temas
contemporâneos, como o uso das radiações na sociedade, é promissora para o
aprendizado, possibilitando a desmistificação de concepções equivocadas.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: