Browsing Licenciatura em Matemática by Author "0000-0002-5108-7893"
Now showing items 1-18 of 18
-
A Abordagem do tema porcentagem nas provas da OBMEP nível 2 a partir da implementação da Base Nacional Comum Curricular
Cabral, Luana Jaíne Gomes; https://lattes.cnpq.br/9373160376063514 (PESQUEIRABrasil, 2024-02-05)O presente trabalho tem por objetivo verificar a frequência do tema Porcentagem em provas da 1a e 2a fases da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) para o nível 2 (8o e 9o anos) no período de ... -
Análise de dissertações produzidas por egressos do PROFMAT: possíveis contribuições para o ensino de proporcionalidade na educação básica
Cavalcanti, Nathaliane Janyele Vilela Cavalcanti; http://lattes.cnpq.br/2425815807309862 (PesqueiraBrasil, 2021-08-25)O trabalho a seguir é um estudo que teve como objetivo pesquisar algumas dissertações produzidas por egressos do PROFMAT a respeito do tema proporcionalidade. A análise foi feita a partir de cinco tópicos relacionado ao ... -
O Ábaco de john napier: possibilidades entre a história da matemática e a prática das quatro operações aritméticas elementares
Silva, Adson Barboza da; http://lattes.cnpq.br/8194014832438126 (PesqueiraBrasil, 2023-03-09)Este trabalho descreve um recorte da obra Rabdologiae (1617) de Jhon Napier (1550- 1617) com objetivo de apresentar o instrumento Ábaco de Napier, de sua autoria, que, a princípio, era um objeto utilizado com a finalidade ... -
Desafios matemáticos: uma sequência didática a partir do jogo de dominós
Feitosa, Maria Fernanda; http://lattes.cnpq.br/6722699770182718 (PesqueiraBrasil, 2022-02-22)O objetivo deste trabalho foi criar uma sequência didática (SD), que abordassem os seguintes temas, operações aritméticas e múltiplos, mediante desafios matemáticos por meio do jogo de dominós. Analisamos e escolhemos ... -
Ensino da função seno através do phet interactive simulations: uma sequência didática para análise da contribuição de um laboratório virtual para a aprendizagem da matemática
Mendonça, Luzia Alves de; http://lattes.cnpq.br/1703534695043433 (PESQUEIRABrasil, 2024-03-05)O objetivo deste trabalho é avaliar a efetividade de uma sequência didática voltada ao ensino da função seno através da utilização do laboratório virtual de matemática PhET Interactive Simulations. O ambiente virtual ... -
Equação do 1° grau: análise do desempenho de estudantes do 8° ano em atividades construídas a partir da Teoria de Resposta ao Item
Lima, Tatiane Silva de; https://lattes.cnpq.br/9085931585839713 (PesqueiraBrasil, 2023-03-24)O presente trabalho tem por objetivo analisar o desempenho de estudantes do 8° ano do ensino fundamental, ao responder atividades do tema equação do 1° grau, construídas a partir da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Para ... -
Fórmulas e cálculos de medidas de área de quadriláteros: uma proposta de ensino mediada pelo aplicativo quizizz
Silva, Nelson Alisson Queiroz da; http://lattes.cnpq.br/5951295614133880 (PesqueiraBrasil, 2021-04-08)Este trabalho apresenta uma proposta de ensino do conteúdo quadriláteros, mediada pelo aplicativo QUIZIZZ, que é um quiz (questionário) on-line, que simula um jogo de perguntas e respostas; tratamos especificamente de ... -
Frequência estatística das unidades temáticas da bncc para o ensino fundamental anos finais nas provas da obmep
Lima, José Ricardo Dias Maciel; http://lattes.cnpq.br/3148852977162911 (PesqueiraBrasil, 2023-03-16)O presente trabalho tem por objetivo mapear a frequência estatística das unidades temáticas Números, Álgebra, Geometria, Grandezas e medidas e Probabilidade e Estatística, elencadas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) ... -
Função polinomial do 1° grau: análise do desempenho de estudantes do 9º ano em atividades construídas a partir da Teoria de Resposta ao Item
Silva, Jose Felipe de Paiva; http://lattes.cnpq.br/0604131196727775 (PesqueiraBrasil, 2023-02-24)O objetivo deste trabalho é analisar o desempenho de estudantes do 9o ano do ensino fundamental ao responder atividades do tema função polinomial do 1o grau construídas a partir da Teoria de Resposta ao Item (TRI). O ... -
Jogos Matematicos do Projeto Novo Mais Educação : Análise a partir das unidades temáticas para os anos iniciais do ensino fundamental segundo a BNCC
Oliveira, Auretides Profiro de; http://lattes.cnpq.br/8870361713569565 (PesqueiraBrasil, 2022-02-18)O presente trabalho foi desenvolvido através da experiência em participar do Projeto Novo Mais Educação (PNME) dos anos iniciais do ensino fundamental no município de Alagoinha/PE. O objetivo deste é catalogar os jogos ... -
Mankala colhe três: propostas de construção deste jogo etnomatemático com materiais de baixo custo
Silva, José Lucian Feitoza da; https://lattes.cnpq.br/6832553421157172 (PESQUEIRABrasil, 2024-02-23)O objetivo deste trabalho é apresentar algumas propostas de construção do jogo etnomatemático Mankala Colhe Três utilizando materiais de baixo custo. Como este trabalho é uma proposta de construção, nossas sugestões foram ... -
Matemática financeira e finanças pessoais: análise do perfil da licenciatura em matemática do IFPE Campus Pesqueira
Silva, Daniel Ferreira da; http://lattes.cnpq.br/2001455874979328 (PESQUEIRABrasil, 2024-03-05)O objetivo desse trabalho é analisar o perfil dos estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do IFPE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco) campus Pesqueira no que diz respeito a ... -
A Metáfora da balança na introdução do tema equação do 1° grau: um estudo em livros didáticos do 7° ano
Almeida, Simone Maria Ribeiro; https://lattes.cnpq.br/9983210585267553 (PESQUEIRABrasil, 2024-02-02)O presente trabalho tem como objetivo investigar se a metáfora da balança é um tópico introdutório ao estudo da equação do 1° grau e como é sua abordagem em livros didáticos do 7º ano. Considerando que este estudo possui ... -
Mínimo múltiplo comum: aplicação de uma sequência didática a partir do jogo de bingo
Silva, Leidijane Maria da; https://lettes.cnpq.br/32647421640344459 (PesqueiraBrasil, 2022-02-18)O objetivo deste trabalho é aplicar uma sequência didática para o tema MMC (Mínimo Múltiplo Comum) através do jogo de bingo. Esta SD foi aplicada em uma turma de 6° ano da Escola Municipal Jose Elói localizada na zona ... -
Mínimo múltiplo comum: aplicação de uma sequência didática a partir do jogo de bingo
Silva, Leidijane Maria da; https://lettes.cnpq.br/32647421640344459 (PesqueiraBrasil, 2022-05-04)O objetivo deste trabalho é aplicar uma sequência didática para o tema MMC (Mínimo Múltiplo Comum) através do jogo de bingo. Esta SD foi aplicada em uma turma de 6° ano da Escola Municipal Jose Elói localizada na zona ... -
A Origem e a evolução dos números: uma breve história
Silva, Aline Cristina Galindo Almeida; http://lattes.cnpq.br/4852969910224100 (PesqueiraBrasil, 2021-07-30)Em nosso cotidiano utilizamos os números praticamente em toda ação, tornando algo indispensável. Os números usados atualmente passaram por evoluções e modificações no decorrer da história. Tendo em vista que vários povos ... -
Proposta de modificação em exercícios sobre o teorema de Pitágoras utilizando a teoria de resposta ao item
Silva, Maria Angélica Alves da; http://lattes.cnpq.br/8037210769222258 (PesqueiraBrasil, 2022-02-18)O objetivo desse trabalho é apresentar modificações em exercícios sobre o Teorema de Pitágoras empregando a Teoria de Resposta ao Item (TRI), utilizando exercícios retirados de obras didáticas de Matemática do ensino ... -
O tratamento vetorial para conceitos de geometria analítica do ensino médio usando o GeoGebra
Silva, Nallyson Felipe da; http://lattes.cnpq.br/0424256562114587 (PesqueiraBrasil, 2020-11-19)O tratamento vetorial da Geometria Analítica vem sendo excluído das discussões em ementas curriculares estaduais e livros didáticos do Ensino Médio no decorrer das duas últimas décadas. Sendo assim, este trabalho apresenta ...