Desafios matemáticos: uma sequência didática a partir do jogo de dominós
Data
2022-02-22Autor
Feitosa, Maria Fernanda
http://lattes.cnpq.br/6722699770182718
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O objetivo deste trabalho foi criar uma sequência didática (SD), que abordassem os
seguintes temas, operações aritméticas e múltiplos, mediante desafios matemáticos
por meio do jogo de dominós. Analisamos e escolhemos cinco desafios, para a
construção da SD, que é proposta para os anos finais do ensino fundamental. Dada a
situação de não aplicabilidade em sala de aula, por conta da pandemia de Covid-19,
o artefato criado ficará como sugestão para ser utilizado por outros professores e
desse modo, contribuir para a aprendizagem no ensino básico. Esperamos que esse
trabalho desperte nos professores, um novo olhar pela matemática e que os desafios
propostos sirvam como um recurso a mais no processo de ensino e aprendizagem da
Matemática. Para futuros trabalhos, sugerimos que essa sequência didática seja posta
em prática e relatado seus efeitos na aprendizagem dos estudantes, visto que, por
este momento, o nosso trabalho é sugestivo e teórico.