A História da trigonometria e uma aproximação com a sala de aula
Data
2024-10-24Autor
Almeida, Daniele Leite
https://lattes.cnpq.br/8176782592462722
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho tem como objetivo realizar um levantamento bibliográfico sobre a
História da Trigonometria e seu uso em sala de aula, propondo uma aproximação
entre a história dessa disciplina e o ensino de Matemática. O estudo aborda tópicos
como as origens da Trigonometria entre egípcios e babilônios, seu desenvolvimento
na Grécia por figuras como Aristarco de Samos, Hiparco de Nicéia e Ptolomeu, além
das contribuições hindus e árabes. Em seguida, discute-se o uso da História da
Matemática como recurso metodológico no ensino, sugerindo a aplicação da História
da Trigonometria como ferramenta para facilitar a construção do conhecimento
matemático. Como principal achado do estudo, apresentamos a História da
Trigonometria como recurso metodológico e de que forma podemos aproximar o
contexto histórico da Trigonometria com a sala de aula.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: