Função polinomial do 1° grau: análise do desempenho de estudantes do 9º ano em atividades construídas a partir da Teoria de Resposta ao Item
Visualizar/ Abrir
Data
2023-02-24Autor
Silva, Jose Felipe de Paiva
http://lattes.cnpq.br/0604131196727775
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O objetivo deste trabalho é analisar o desempenho de estudantes do 9o ano do
ensino fundamental ao responder atividades do tema função polinomial do 1o grau
construídas a partir da Teoria de Resposta ao Item (TRI). O instrumento utilizado
para a coleta de dados foi construído com 4 itens, contudo, foram analisados apenas
2, pois contemplam o tema matemático deste trabalho, cuja aplicação ocorreu com
50 alunos de uma escola pública estadual do município de Pesqueira/PE. Um ponto
importante para a construção do instrumento de coleta de dados foi a escolha, por
parte do professor, em selecionar algumas habilidades contidas no documento oficial
Currículo de Pernambuco. Após analisarmos o desempenho dos estudantes diante
do material analisado e dos dados obtidos, pode-se dizer que houve um bom
desempenho na resolução do item 1, o que não se repete no item 2. Atribuímos este
resultado ao fato do item 2 possuir um grau de interpretação maior, por se tratar de
uma contextualização, revelando assim dificuldades por parte dos estudantes em
realizar a correta interpretação.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: