Mínimo múltiplo comum: aplicação de uma sequência didática a partir do jogo de bingo
Data
2022-05-04Autor
Silva, Leidijane Maria da
https://lettes.cnpq.br/32647421640344459
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O objetivo deste trabalho é aplicar uma sequência didática para o tema MMC (Mínimo
Múltiplo Comum) através do jogo de bingo. Esta SD foi aplicada em uma turma de 6°
ano da Escola Municipal Jose Elói localizada na zona rural do município de Jataúba-
PE, a turma, a qual fui professora, era composta de 11 estudantes, cujos relatos
enfatizam o quão gratificante foi participar deste momento de aprendizagem, pois
geralmente quase nunca trabalham aprendizagens matemáticas através de aulas
lúdicas. Ao analisar os resultados obtidos para o jogo de bingo, através das propostas
de duas maneiras para calcular o MMC (conjuntos dos múltiplos e fatoração).
Percebeu-se que 63,6% dos alunos optaram por resolver as atividades propostas a
partir da fatoração, 9,1% optaram por resolver através dos conjuntos dos múltiplos e
27,3% optaram pelos dois métodos, ou seja, para números menores o conjunto dos
múltiplos, e para números maiores o método da fatoração. Já em relação à atividade
avaliativa, na primeira questão, 100% dos estudantes conseguiram descrever
corretamente os múltiplos solicitados, já na segunda, 81,8% acertaram corretamente
o múltiplo de dois números, e na terceira, 82% acharam a dinâmica do jogo muito
produtiva para o aprendizado.