Jogos Matematicos do Projeto Novo Mais Educação : Análise a partir das unidades temáticas para os anos iniciais do ensino fundamental segundo a BNCC
Data
2022-02-18Autor
Oliveira, Auretides Profiro de
http://lattes.cnpq.br/8870361713569565
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho foi desenvolvido através da experiência em participar do Projeto Novo
Mais Educação (PNME) dos anos iniciais do ensino fundamental no município de
Alagoinha/PE. O objetivo deste é catalogar os jogos disponíveis neste programa, descrever
os conteúdos matemáticos abordados e relacioná-los com as unidades temáticas descritas
na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Catalogamos 10 jogos, destes, 90%, ou seja, 9
deles, tinham relação com a unidade temática Números, os outros 10%, ou seja, 1 jogo
apenas, o Tangran, combinou as unidades temáticas Números, Geometria e Grandezas e
medidas. Como resultado do nosso trabalho, percebemos que não há jogos que trabalhem
especificamente as unidades temáticas Álgebra, Geometria, Grandezas e medidas e
Probabilidade e Estatística, havendo, pois, uma predominância do tema Números, isso faz
com que haja uma defasagem de apoio aos conteúdos específicos das unidades temáticas
faltantes, e não haja plena consonância com a BNCC.