O Letramento estatístico no ensino médio: uma análise de livros didáticos
Data
2024-08-01Autor
SILVA, Marina Freitas da
https://lattes.cnpq.br/5263614651090017
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Mostrar registro completoResumo
O presente Trabalho de Conclusão de Curso investigou como os livros didáticos (LDs) de matemática do ensino médio, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), promovem o letramento estatístico entre os estudantes. Com um olhar direcionado a uma análise detalhada dos volumes “Matemática: Ciências e Aplicações” de Iezzi et al. (2016) e “Matemática: Contexto e Aplicações” de Dante (2016), o estudo explorou como esses materiais abordam conceitos estatísticos fundamentais e desenvolvem competências essenciais para a interpretação crítica de dados. A metodologia utilizada se baseou em uma abordagem qualitativa com enfoque na análise documental nos LDs analisados. Ao analisar os LDs das coleções “Matemática: Contexto e Aplicações” de Dante (2016) e “Matemática: Ciências e Aplicações” de Iezzi et al. (2016), foram identificadas abordagens distintas em relação ao letramento estatístico, o que nos aproximou de diferentes conceitos que se fazem presentes nos LDs utilizados em unidades de ensino básico. Desse modo, conclui-se a partir da análise que a estatística é trabalhada de diferentes formas nos LDs analisados, em alguns momentos, o ensino é estático e em outros, o letramento estatístico emerge de forma mais ampla, possibilitando uma análise mais crítica dos dados e maiores possibilidades para enriquecer os processos de ensino e aprendizagem. Desse modo, integrar o letramento estatístico de maneira significativa no currículo escolar pode fortalecer não apenas a competência matemática dos estudantes, mas também sua capacidade de interagir criticamente com o mundo estatístico que os cerca.
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