• Início
  • Portal IFPE
  • Sobre
  • Ajuda
    • Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Pesqueira
    • Licenciatura em Matemática
    • Ver item
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Pesqueira
    • Licenciatura em Matemática
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Mínimo múltiplo comum: aplicação de uma sequência didática a partir do jogo de bingo

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    Mínimo múltiplo comum_aplicação de uma sequência didática a partir do jogo de bingo.pdf (796.6Kb)
    Data
    2022-02-18
    Autor
    Silva, Leidijane Maria da
    https://lettes.cnpq.br/32647421640344459
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    O objetivo deste trabalho é aplicar uma sequência didática para o tema MMC (Mínimo Múltiplo Comum) através do jogo de bingo. Esta SD foi aplicada em uma turma de 6° ano da Escola Municipal Jose Elói localizada na zona rural do município de Jataúba- PE, a turma, a qual fui professora, era composta de 11 estudantes, cujos relatos enfatizam o quão gratificante foi participar deste momento de aprendizagem, pois geralmente quase nunca trabalham aprendizagens matemáticas através de aulas lúdicas. Ao analisar os resultados obtidos para o jogo de bingo, através das propostas de duas maneiras para calcular o MMC (conjuntos dos múltiplos e fatoração). Percebeu-se que 63,6% dos alunos optaram por resolver as atividades propostas a partir da fatoração, 9,1% optaram por resolver através dos conjuntos dos múltiplos e 27,3% optaram pelos dois métodos, ou seja, para números menores o conjunto dos múltiplos, e para números maiores o método da fatoração. Já em relação à atividade avaliativa, na primeira questão, 100% dos estudantes conseguiram descrever corretamente os múltiplos solicitados, já na segunda, 81,8% acertaram corretamente o múltiplo de dois números, e na terceira, 82% acharam a dinâmica do jogo muito produtiva para o aprendizado.
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/602
    Collections
    • Licenciatura em Matemática
    Entre em contato | Deixe sua opinião
     

     

    Entre em contato | Deixe sua opinião