Navegação por assunto "CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM"
Itens para a visualização no momento 21-40 of 70
-
A disciplina de Língua Inglesa no Ensino Médio Integrado: perspectivas de desenvolvimento de uma consciência intercultural crítica
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2019-08-28)Na atualidade, o ensino de língua inglesa tem demandado algumas reconfigurações, discutindo-se principalmente a proposta de um ensino mais crítico de línguas. Neste novo contexto de ensino-aprendizagem anseia-se por práticas ... -
Docente do Ensino Médio Integrado em permanente aprendizagem
(Os autores, 2022-07-07)O presente relatório é um instrumento que visa à avaliação das necessidades de formação permanente voltada docente iniciante, que atua no Ensino Médio Integrado de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Comporão ... -
Ecocidadania em Prática: Oficina dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
(Do autor, 2023-08-31)De repente, eu comecei a me ver em mundo que não era meu habitual. Percebi: nunca é tarde para os olhos começarem a enxergar o meio ambiente que estamos inseridos. De fato, eu sou prova disso. A minha vida acadêmica tem ... -
A educação ambiental no município de Bonito - PE : a prática pedagógica do professor
(RecifeBrasil, 2022-02-10)Esta pesquisa foi realizada entre os meses de novembro (2021) e janeiro (2022), possui como objetivo identificar e analisar a Educação Ambiental produzida pelos professores de Geografia e de Educação Ambiental do ... -
Educação das relações étnico-raciais e formação docente inicial : perspectivas e desafios do curso de Licenciatura em Geografia do IFPE - Campus Recife
(RecifeBrasil, 2022-12-10)O objetivo principal desta pesquisa foi compreender e sistematizar as perspectivas e desafios de estudantes e professores no contexto da formação docente inicial sobre a educação das relações étnico-raciais no curso ... -
A educação das relações étnico-raciais no ensino de geografia: desafios e possibilidades para uma educação antirracista na rede estadual de ensino no município de Abreu e Lima, Pernambuco
(RecifeBrasil, 2021-09-22)O contexto da educação no Brasil tem forte relação com o seu processo histórico, que foi marcado pela presença de conhecimentos eurocêntricos, invisibilizando ou atribuindo pouco valor aos conhecimentos relacionados à ... -
Educação Profissional e Tecnológica: avaliação do ensino como instrumento de gestão para a permanência escolar
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2020-02-14)Esta dissertação busca compreender os limites e possibilidades da avaliação do ensino, enquanto instrumento de gestão do Programa de Acesso, Permanência e Êxito do IFPE (PROIFPE, na linha de ação Permanência), para a ... -
Ensinando conceitos da física através de inconsistências em desenhos animados
(PesqueiraBrasil, 2021-08-11)A introdução de recursos audiovisuais na educação já vem sendo discutida ao longo dos anos, porém percebemos que ainda é pouco utilizada em situações de ensino da Física. Diante da necessidade de um ensino de Física que ... -
O ensino da habilidade de fala da Língua Inglesa: possibilidades da abordagem lexical no Ensino Médio Integrado
(INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO - CAMPUS OLINDAIFPECampus OlindaPrograma de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPTBrasil, 2021-08-29)A reflexão sobre a prática, o desenvolvimento profissional e a experiência docente permitem compreender a importância do conhecimento sobre os pressupostos das concepções metodológicas de ensino de Língua Inglesa. Esse ... -
Ensino de Inglês Instrumental no contexto da Educação Profissional e Tecnológica: princípios norteadores e práticas educativas
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2019-12-20)Esta dissertação, fruto de pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), estudou a proposta e a prática das disciplinas de inglês instrumental nos cursos técnicos ... -
Ensino médio integrado à educação profissional e tecnológica: a relação entre o currículo integrado e a prática pedagógica docente
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2019-08-28)Este estudo investigou o currículo no que concerne à construção de uma prática pedagógica estruturada numa concepção de educação omnilateral, que aponte para o horizonte da emancipação humana. Assim sendo, pretendemos ... -
Ensino remoto e as tecnologias digitais: aprendizagens construídas a partir das trocas de experiências entre professores de Química
(IpojucaBrasil, 2021-08-05)Esta monografia tem como objetivo identificar as trocas de aprendizagem que os professores de Química estão construindo a partir das suas experiências com as aulas remotas. Em março de 2020, as escolas e instituições tiveram ... -
Estágio supervisionado: a influência no ser professor para os estudantes da Licenciatura em Geografia do IFPE Campus Recife.
(RecifeBrasil, 2021-05-28)Buscando abordar a influência do Estágio Curricular Supervisionado na formação docente, refletimos sobre o impacto que o estágio promove na formação dos estudantes, analisando os relatórios de estágio de estudantes, egressos ... -
Estratégias de aprendizagem de química em tempos de ensino remoto
(IpojucaBrasil, 2021-02-23)Durante o período de isolamento social as atividades escolares, que antes eram integralmente ofertadas de forma presencial, precisaram ser repensadas em atividades remotas. Nessa perspectiva o modo como os estudantes estudam ... -
Formação de professores: os saberes e práticas docentes construídos ao longo do curso de licenciatura em geografia do IFPE Campus Recife
(RecifeBrasil, 2019-10-13)O presente trabalho busca abordar os diferentes Saberes e Práticas relacionados à construção do perfil profissional dos estudantes do curso de graduação da Licenciatura em Geografia do IFPE - Campus Recife. O interesse ... -
Guia para abordagem didática da diversidade Étnico-Racial
(Os autores., 2023-10-30)A educação brasileira possui realidade alicerçada na diversidade dos indivíduos, fomentada a partir de uma legislação que concebe a obrigatoriedade de uma educação intercultural. O “Guia para Abordagem Didática da Diversidade ... -
A influência da interpretação textual no ensino-aprendizagem de Química
(IpojucaBrasil, 2022-03-22)Este trabalho teve como objetivo analisar as opiniões de docentes das áreas de Língua portuguesa e Química sobre a importância da prática adequada de interpretar textos na disciplina de Química e as influências negativas ... -
Influência do cenário pandêmico na qualidade do serviço educacional de uma instituição federal
(IgarassuBrasil, 2022-01-14)RESUMO Esta pesquisa é um estudo de caso exploratório que tem como objetivo identificar os impactos decorrentes da pandemia causada pela Covid-19 na qualidade do serviço educacional prestado por uma instituição federal ... -
O lugar da afetividade no planejamento de aulas remotas de Química de professores do ensino médio
(IpojucaBrasil, 2022-03-31)O estudo da afetividade no contexto escolar tem grande relevância em virtude de sua relação com o ensino e aprendizagem. Pesquisas mostram que as atividades desenvolvidas pelos professores devem ser permeadas de afetividade ... -
Materiais didáticos digitais de química: concepções dos professores sobre a produção e utilização no contexto do ensino remoto
(IpojucaBrasil, 2022-03-31)Esta dissertação tem como objetivo analisar as concepções dos professores de Química sobre a produção e utilização de materiais didáticos digitais no contexto do ensino remoto. Em 2020, as escolas foram submetidas a cumprirem ...