A disciplina de Língua Inglesa no Ensino Médio Integrado: perspectivas de desenvolvimento de uma consciência intercultural crítica
Visualizar/ Abrir
Data
2019-08-28Autor
Santos, Daiana Sales de Freitas
http://lattes.cnpq.br/2132608415397177
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Na atualidade, o ensino de língua inglesa tem demandado algumas reconfigurações, discutindo-se principalmente a proposta de um ensino mais crítico de línguas. Neste novo contexto de ensino-aprendizagem anseia-se por práticas pedagógicas conscientes e comprometidas com um projeto crítico ancorado pela concepção de língua como cultura no intuito de possibilitar a formação de cidadãos e cidadãs empoderados (as) por uma consciência intercultural crítica no ensino médio integrado dos Institutos Federais. Apresenta-se como questão norteadora neste trabalho investigativo: Quais concepções de ensino de língua inglesa podem ancorar práticas pedagógicas capazes de contribuir para o desenvolvimento de uma consciência intercultural crítica no ensino médio integrado de um Instituto Federal? Assim, buscou-se compreender as diversas concepções que atravessam o ensino de língua inglesa no ensino médio integrado de um Instituto Federal a partir das práticas pedagógicas apresentadas pelas narrativas, com ênfase na possibilidade de desenvolvimento de uma consciência intercultural crítica. O referencial teórico que norteia esta pesquisa é representado pelos estudos de Kramsch (1993; 1998) que apresenta o conceito de língua como cultura, pela Pedagogia Crítica (GIROUX, 1997); (MCLAREN, 1997), pela Pedagogia Libertadora (FREIRE, 1979 a; 1979 b; 1987; 1992; 1993; 1996; 2000), e por estudos na área da Linguística Aplicada Crítica (RAJAGOPALAN, 2003); (PENNYCOOK, 1994; 1995). Consideram-se ainda as bases conceituais do ensino médio integrado à Educação Profissional e Tecnológica e a concepção de formação humana integral. A pesquisa narrativa foi utilizada como método investigativo, recorrendo-se à entrevista-narrativa como técnica para a construção dos dados a partir do modelo apresentado por Schütze (1977 apud JOVCHELOVICH; BAUER, 2002). Essas entrevistas foram realizadas com três professores (as) de língua inglesa do ensino médio integrado. O processo analítico utilizou uma análise narrativa fundamentada na metodologia desenvolvida por Ribeiro e Lyra (2008) com base nos estudos de Ricoeur (1994). A discussão e a análise percorreram temáticas importantes relacionadas aos objetivos desta pesquisa. Os resultados deste estudo apontaram que mesmo diante da diversidade de concepções de ensino apresentadas pelas narrativas dos (as) professores (as) investigados (as) há perspectivas de desenvolvimento de uma consciência intercultural crítica no ensino de língua inglesa no contexto do ensino médio integrado do Instituto Federal. O estudo revelou ainda a necessidade de se promover o conhecimento e a contínua discussão acerca das concepções críticas, interculturais e de formação humana integral no processo formativo de docentes de língua inglesa. Visando oferecer contribuições teórico-metodológicas para o ensino de língua inglesa no contexto em estudo foi desenvolvida uma sequência didática como produto educacional, inserindo atividades capazes de contribuir para o desenvolvimento de uma consciência intercultural crítica. A testagem e avaliação deste produto ocorreram por meio de uma roda de conversa com os (as) professores (as) de inglês do campus em estudo.