O ensino da habilidade de fala da Língua Inglesa: possibilidades da abordagem lexical no Ensino Médio Integrado
Visualizar/ Abrir
Data
2021-08-29Autor
Silva, Márcio Lima Barros
http://lattes.cnpq.br/4516815309061454
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A reflexão sobre a prática, o desenvolvimento profissional e a experiência docente permitem compreender a importância do conhecimento sobre os pressupostos das concepções metodológicas de ensino de Língua Inglesa. Esse campo de estudo permite vislumbrar que o ensino pode ter, em contextos variados, diferentes possibilidades e melhores resultados. Diante disso, esta pesquisa objetivou compreender as possibilidades do ensino da habilidade de fala através de expressões fixas e semifixas da Abordagem Lexical, como alternativa metodológica para o ensino de Língua Inglesa no Nível Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, segundo as perspectivas integradoras da educação, com vistas à emancipação. A fundamentação teórica destacou o Ensino Médio e o Ensino Médio Integrado, com espaço para reflexões sobre pedagogias progressistas e o tradicionalismo. Foram apresentadas contribuições da aprendizagem histórico-cultural e um breve histórico de concepções metodológicas, ao lado de conceitos específicos. Teve relevo a Abordagem Lexical, o conhecimento prévio e o conceito de problematização da prática social. Confrontaram-se a leitura e a fala a partir da análise de diretrizes oficiais e argumentou-se sobre a coexistência de duas “espécies” de ensino de Língua Inglesa na educação brasileira. A metodologia adotada teve uma abordagem qualitativa e foi relatada de modo descritivo. Os dados foram coletados através de questionários respondidos por professores e professoras de Língua Inglesa do IFPE, sendo examinados pela Análise de Conteúdo por categorias segundo Bardin (2016). Os resultados encontrados apontam para a possibilidade do ensino da habilidade de fala no contexto pesquisado, no sentido da apropriação linguística e da emancipação na prática social, apesar de ressalvas quanto ao grande número de estudantes por sala e a exiguidade de carga horária. A pesquisa contribuiu com a socialização do conhecimento através da elaboração de um produto educacional em forma de uma cartilha pedagógica que apresenta o processo investigativo, aspectos da Abordagem Lexical e uma proposta de sequência didática.