Influência do cenário pandêmico na qualidade do serviço educacional de uma instituição federal
Visualizar/ Abrir
Data
2022-01-14Autor
Moura, Maria Hemily França de
https://lattes.cnpq.br/3706530229446610
Silva, Marlane Vicente da
https://lattes.cnpq.br/3474895329892663
https://orcid.org/0000- 0002-1491-1089
http://lattes.cnpq.br/1639038634987865
Lima, Patrícia Gomes de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
RESUMO
Esta pesquisa é um estudo de caso exploratório que tem como objetivo identificar os
impactos decorrentes da pandemia causada pela Covid-19 na qualidade do serviço
educacional prestado por uma instituição federal de ensino, sob a percepção dos
estudantes. A pandemia trouxe um cenário desafiador, o recente contexto
estabelecido exige que professores e estudantes se adaptem a um desafiador modelo
educacional, em que diferentes formas de interação são implementadas e os impactos
decorrentes dessa nova metodologia na qualidade do ensino precisam ser
compreendidos de uma maneira mais profunda. A regressão linear múltipla foi o
método utilizado para avaliação e classificação das variáveis constituintes do padrão
proposto. Os resultados encontrados ressaltam que o corpo discente dos cursos
superiores da área de Gestão do Instituto Federal de Pernambuco, Campus Igarassu,
identificam como atributos mais decisivos para determinação da qualidade da relação
ensino-aprendizagem estabelecida estão relacionados a: disponibilidade de recursos
tecnológicos para que os alunos possam acompanhar a aula e realizar seus trabalhos,
as metodologias de ensino utilizadas pelos professores e o interesse do corpo
discente em acompanhar os encontros síncronos e realizar suas atividades sem
plágio. Os resultados encontrados podem auxiliar uma organização a introduzir um
modelo de ensino remoto que seja mais compatível com as necessidades dos
estudantes.