Navegação Trabalhos Acadêmicos e Técnicos por autor "0000-0002-4308-9346"
Itens para a visualização no momento 1-17 of 17
-
Análise da evasão no curso de Licenciatura em Física do IFPE campus Pesqueira: um estudo de caso
Santos, Thamires Leite dos; http://lattes.cnpq.br/2705745689748226 (PesqueiraBrasil, 2021-03-07)Um desafio na educação brasileira é a evasão escolar no ensino superior que encontra-se em torno de 21% (BRASIL, 2018). Em pesquisa realizada entre 2013 e 2016, a taxa de evasão das Licenciaturas em Física no Brasil ... -
Avaliação da aprendizagem de Física: um estudo com professores do ensino médio integrado do IFPE – campus Pesqueira
Campos, Joelbson Cesar da Silva; http://lattes.cnpq.br/7577455128548686 (PesqueiraBrasil, 2022-06-28)A avaliação possibilita acompanhar os processos de aprendizagem e redirecionar o trabalho do professor. Nesta pesquisa, analisamos as práticas avaliativas de docentes da disciplina Física do Ensino Médio Integrado do ... -
Como a música pode auxiliar no ensino de física
Avelino, Assíria Maria Teixeira; https://lattes.cnpq.br/2009520858140505 (PESQUEIRABrasil, 2023-08-24)Este estudo, cujo tema é “Como a música pode auxiliar no ensino de Física”, busca analisar como a Física é vista em sala de aula pelos alunos e compreender que a Física vai muito além do que apenas a aplicação de fórmulas. ... -
Diálogos entre a teoria da aprendizagem significativa e a neuroaprendizagem para o ensino de física
Lima, Mateus Henrique de Melo; http://lattes.cnpq.br/2872031550606148 (PesqueiraBrasil, 2022-07-28)Esse artigo é um estudo bibliográfico de caráter qualitativo, sobre a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) e Neuroaprendizagem (NA). A TAS tem Marco Antonio Moreira como seu principal teórico citado neste artigo, ... -
Energia nuclear: a concepção de estudantes sobre a construção de uma usina nuclear em seu município
Junior Pereira, David; http://lattes.cnpq.br/2054159402597351 (PEREIRA, David Júnior; GALINDO, Joaci. Energia Nuclear: a concepção de estudantes sobre a construção de uma usina nuclear em seu município. 2023. 23 f. TCC (Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2023.Brasil, 2023-02-09)O presente estudo está associado a uma contribuição sobre a importância da discussão de alguns aspectos relativos à implantação de centrais nucleares no Brasil e procurou compreender sobre os possíveis efeitos na sociedade ... -
Ensino de física para pessoa com deficiência intelectual: um estudo de caso
Silva, Andreza Merquiades da; http://lattes.cnpq.br/8382606562526452 (PesqueiraBrasil, 2023-02-14)A inclusão de pessoas com deficiência, em turmas regulares, é um direito estabelecido por lei. A deficiência que foi discutida nesta pesquisa foi a intelectual. De acordo com AAIDD (2023), a deficiência intelectual é ... -
Ensino de física: a construção dos saberes docentes de professores iniciantes egressos do IFPE – campus Pesqueira
Bezerra, Cleyton José dos Santos; http://lattes.cnpq.br/2964877365692224 (PesqueiraBrasil, 2021-04-08)Na atualidade, observamos a conservação de práticas tradicionais no processo de ensino e aprendizagem da Física. De acordo com Huberman (2000) e Tardif (2014), a base dos saberes profissionais se forma na fase inicial ... -
O ensino matemático em tempos de pandemia na ótica do professor
Almeida, César Cavalcanti de; http://lattes.cnpq.br/1666788870748716 (PesqueiraBrasil, 2021-06-21)O presente projeto traz uma análise de como tem sido para os professores lecionar e educar através do ensino remoto emergencial, além de abordar os principais desafios desse tipo de ensino. O principal objetivo dessa ... -
Um Estudo sobre o Uso do Vídeo como Recurso Didático de Ensino Aprendizagem nas Aulas de Física do 8º Ano do Ensino Fundamental
Santos, Francisco Nogueira dos; http://lattes.cnpq.br/6995479724058054 (PesqueiraBrasil, 2024-02-26)O objetivo deste trabalho de pesquisa foi analisar a compreensão e a atratividade das aulas de Física para educandos(as) de um penúltimo ano do Ensino Fundamental, utilizando-se vídeos como recurso metodológico. A pesquisa ... -
Fenômenos ondulatórios: uma proposta de sequência de ensino para turmas do ensino fundamental
Rodrigues, Samuel de Santana; https://lattes.cnpq.br/8486504659430147 (PESQUEIRABrasil, 2023-12-06)O objetivo geral deste estudo foi analisar as contribuições da implementação de uma proposta de sequência de ensino, abordando os fenômenos ondulatórios, em turmas com estudantes do 9o ano do Ensino Fundamental em Ciências, ... -
Formação de professores de matemática para inclusão de discalcúlicos : um estudo de caso
Oliveira, Ana Júlia de; http://lattes.cnpq.br/6705759385748945 (PesqueiraBrasil, 2022-02-12)Este trabalho faz parte de um projeto de iniciação científica que teve como objetivo a análise da formação de professores de licenciatura em matemática no que diz respeito à educação inclusiva, especificamente, sobre a ... -
A formação docente inicial ofertada pelo curso de graduação em matemática do IFPE- Campus Pesqueira : sob o olhar dos egressos
Silva, Sonielza da; http://lattes.cnpq.br/0575835355676278 (PesqueiraBrasil, 2022-02-18)O presente trabalho trata de uma análise da formação inicial ofertada pelo curso da graduação em matemática do IFPE/campus Pesqueira sob o olhar dos egressos. Especificamente, buscou-se analisar quais as contribuições ... -
Formação inicial de professores de matemática e o ensino remoto: uma avaliação pelos discentes
Souza, Maria Alexsandra da Silva; http://lattes.cnpq.br/6111784080581204 (PesqueiraBrasil, 2021-06-21)Atualmente estamos vivenciando um momento histórico, mundialmente as pessoas foram surpreendidas pela pandemia do COVID-19. A necessidade de isolamento social causou a suspensão de várias atividades principalmente no ... -
Introdução à astronomia estelar: análise de um minicurso online sobre as estrelas
Santos, Maria Franciely Freitas dos; http://lattes.cnpq.br/0194934005077164 (PesqueiraBrasil, 2021-12-30)A astronomia é o tipo de assunto que naturalmente desperta a curiosidade das pessoas, independentemente de sua faixa etária. A internet é capaz de conectar pessoas no mundo inteiro. Logo, preparar um curso de astronomia ... -
Investigando as contribuições da aplicação de experimentos para o ensino de física no ensino médio
Silva, Luiz Gabriel de Freitas; http://lattes.cnpq.br/5557299489362596 (PESQUEIRABrasil, 2023-12-11)Considerando a importância das Práticas Experimentais no Ensino de Física, a referente pesquisa trata de analisar se tal utilização nas aulas de Física no Ensino Médio contribuem para uma melhor aprendizagem dos estudantes ... -
Práticas avaliativas no ensino remoto de física: um estudo com professores do curso de Licenciatura em Física do IFPE - campus Pesqueira
Moura, Thamyris Araújo de; http://lattes.cnpq.br/9394608338384022 (PesqueiraBrasil, 2021-08)Diante da pandemia da Covid-19, doença causada por um novo coronavírus, as instituições escolares adotaram o ensino remoto emergencial. Nesse contexto, os professores tiveram que realizar mudanças nas suas práticas de ... -
Ser professor/a de Física no Ensino Médio Integrado: representações sociais construídas por professores/as do IFPE - campus Pesqueira
Silva, Naiane Gomes da; http://lattes.cnpq.br/8166057025415020 (PESQUEIRABrasil, 2023-12-27)A formação de professores para o Ensino Médio Integrado exige uma abordagem didático-metodológica condizente com as demandas dos processos de ensino e aprendizagem desse ensino. Nesse cenário, neste trabalho, temos, como ...