Investigando as contribuições da aplicação de experimentos para o ensino de física no ensino médio
Data
2023-12-11Autor
Silva, Luiz Gabriel de Freitas
http://lattes.cnpq.br/5557299489362596
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Considerando a importância das Práticas Experimentais no Ensino de Física, a
referente pesquisa trata de analisar se tal utilização nas aulas de Física no Ensino
Médio contribuem para uma melhor aprendizagem dos estudantes de uma escola
pública da cidade de Poção-PE. Nessa perspectiva, o objetivo da pesquisa foi analisar
se os usos de experimentos nas aulas de Física contribuíam para uma melhor
aprendizagem do estudante. Para a realização da pesquisa foram adotadas
metodologias de natureza qualitativa-descritiva. Os sujeitos da pesquisa foram 3
(Três) professores de Física que atuam nos 1º, 2º, e 3º Anos do Ensino Médio da
escola. Como instrumentos de coleta de dados realizamos Observações de Aulas e
aplicamos um Questionário. Os resultados apontaram que a utilização de atividades
experimentais nas aulas de Física, contribuem sim para uma maior aprendizagem do
estudante, despertando o interesse, autonomia e a participação do estudante nas
aulas. Entretanto, foi possível identificar também que para se realizar experimentos
existem muitos desafios enfrentados pelos professores, dentre eles destacamos: falta
de material/equipamento, dificuldades na formação dos professores, falta de
laboratório nas escolas, e professores formados em áreas diferentes e são alocados
para lecionar a Física. Sendo assim, acreditamos que os resultados desta pesquisa
foram satisfatórios, pois, nos mostraram que o uso de experimentos pode contribuir
significativamente para uma melhoria do processo ensino aprendizagem de Física.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: