Práticas avaliativas no ensino remoto de física: um estudo com professores do curso de Licenciatura em Física do IFPE - campus Pesqueira
Data
2021-08Autor
Moura, Thamyris Araújo de
http://lattes.cnpq.br/9394608338384022
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Diante da pandemia da Covid-19, doença causada por um novo coronavírus, as
instituições escolares adotaram o ensino remoto emergencial. Nesse contexto, os
professores tiveram que realizar mudanças nas suas práticas de avaliação. Nesta
pesquisa, buscamos analisar as práticas avaliativas no ensino remoto de docentes
das disciplinas específicas do curso de Licenciatura em Física do IFPE - campus
Pesqueira. Constituíram-se referenciais teóricos de avaliação autores como
Hoffmann (2001; 2017) e Luckesi (1999). A pesquisa é de natureza qualitativa.
Participaram seis docentes que atuam nas disciplinas específicas no curso de
Licenciatura em Física. Para a coleta de informações, realizada remotamente devido
à pandemia, utilizamos a entrevista semiestruturada. Para a análise, utilizamos a
Técnica de Análise de Conteúdo. Nossos resultados mostraram que os professores
desenvolvem práticas avaliativas no ensino remoto similares as que utilizam no
ensino presencial. A maioria permanece utilizando instrumentos avaliativos como
provas e listas de exercícios de forma pontual com o objetivo de verificar a
aprendizagem e atribuir uma nota. Essa prática avaliativa se distancia de uma
perspectiva de avaliação processual. Destacamos que apenas um dos professores
evidenciou práticas avaliativas nessa perspectiva. Apontamos a necessidade de
estudos que aprofundem nossos achados.