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    Práticas avaliativas no ensino remoto de física: um estudo com professores do curso de Licenciatura em Física do IFPE - campus Pesqueira

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    PRÁTICAS AVALIATIVAS NO ENSINO REMOTO DE FÍSICA_ Um estudo com professores do curso de Licenciatura em Física do IFPE - campus Pesqueira.pdf (248.9Kb)
    Data
    2021-08
    Autor
    Moura, Thamyris Araújo de
    http://lattes.cnpq.br/9394608338384022
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Diante da pandemia da Covid-19, doença causada por um novo coronavírus, as instituições escolares adotaram o ensino remoto emergencial. Nesse contexto, os professores tiveram que realizar mudanças nas suas práticas de avaliação. Nesta pesquisa, buscamos analisar as práticas avaliativas no ensino remoto de docentes das disciplinas específicas do curso de Licenciatura em Física do IFPE - campus Pesqueira. Constituíram-se referenciais teóricos de avaliação autores como Hoffmann (2001; 2017) e Luckesi (1999). A pesquisa é de natureza qualitativa. Participaram seis docentes que atuam nas disciplinas específicas no curso de Licenciatura em Física. Para a coleta de informações, realizada remotamente devido à pandemia, utilizamos a entrevista semiestruturada. Para a análise, utilizamos a Técnica de Análise de Conteúdo. Nossos resultados mostraram que os professores desenvolvem práticas avaliativas no ensino remoto similares as que utilizam no ensino presencial. A maioria permanece utilizando instrumentos avaliativos como provas e listas de exercícios de forma pontual com o objetivo de verificar a aprendizagem e atribuir uma nota. Essa prática avaliativa se distancia de uma perspectiva de avaliação processual. Destacamos que apenas um dos professores evidenciou práticas avaliativas nessa perspectiva. Apontamos a necessidade de estudos que aprofundem nossos achados.
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/405
    Collections
    • Licenciatura em Física
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