Teses e Dissertações: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 41-60 of 159
-
Desenvolvimento metodológico para avaliação de desempenho ambiental em processos de usinagem de metais
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPEIFPERecifeRecifePrograma de Mestrado Profissional em Gestão AmbientalPrograma de Mestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasilBrasil, 2022-06-09)No setor industrial, é perceptível a crescente preocupação das empresas com as temáticas ambientais, visando não apenas melhorar sua imagem perante seus stakeholders, mas também a redução de desperdícios nos processos ... -
Utilização de secador solar e resíduos de coco verde para produção energética
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPERecifePrograma de Mestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2022-05-27)A matriz energética do país tem sofrido alterações, encaminhando-se para a sustentabilidade. As fontes energéticas brasileiras são diversas (hidroelétrica, biomassa, eólica), tornando-se cada vez menos subordinadas ao ... -
Currículo do Curso Técnico em Petroquímica numa perspectiva das relações de trabalho
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-08-22)Este trabalho teve por objetivo analisar no currículo do Curso Técnico em Petroquímica, ofertado pelo Instituto Federal de Educação de Pernambuco (IFPE), Campus Ipojuca, a concepção de formação para o mundo do trabalho. ... -
O currículo integrado nas representações sociais de professores(as) do Ensino Médio Integrado do IFPE – Campus Recife
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-08-30)O currículo integrado no Ensino Médio Integrado é uma tentativa de superação de um ensino fragmentado, visando desenvolver a formação humana integral dos estudantes. Neste trabalho, tivemos, como objetivo geral, analisar ... -
O cinema e a formação integral dos estudantes do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-08-26)Essa investigação teve como objeto de estudo o processo de objetivação e de apropriação do produto cinematográfico, visando à formação escolar na dimensão integral e como objetivo geral, compreender como se dá o uso do ... -
Letramentos Informacional e Digital na Pesquisa Escolar na Educação Profissional e Tecnológica: um estudo com discentes do Instituto Federal de Pernambuco – Campus Paulista
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-08-22)Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender os aspectos dos Letramentos Informacional e Digital na prática da Pesquisa Escolar nos discentes da Educação Profissional e Tecnológica. Possui como problema de pesquisa ... -
As percepções de estudantes da Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional e Tecnológica (PROEJA) sobre a inclusão digital ao longo da formação
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-08-18)Esta pesquisa de mestrado profissional tem por objetivo geral compreender as percepções dos estudantes da educação de jovens e adultos integrada à educação profissional e tecnológica sobre a inclusão digital ao longo da ... -
Prática curricular docente no PROEJA/FIC: contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica para a formação omnilateral
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-08-24)Esta pesquisa se inscreve no debate sobre as práticas curriculares desenvolvidas no âmbito dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) ofertados pelo Programa Nacional de Integração da Educação Profissional à ... -
Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICS) na aprendizagem do estudante: experiência com o Jogo Quizizz
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-08-24)As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) estão cada vez mais sendo incorporadas nas práticas educativas, ainda que no Brasil perdure desigualdades que limitam o acesso à grande parte dos estudantes em ... -
A Educação Profissional e Tecnológica de jovens e adolescentes em medida socioeducativa: iniciativas no âmbito do Instituto Federal de Pernambuco
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-08-23)A pesquisa versa sobre a oferta de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para o público de jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade e violação de direitos, no âmbito do Instituto Federal de Educação Ciência ... -
Análise das ocorrencias de eventos hidrológicos extremos e ações de adaptação nos municípios da Região Metropolitana do Recife - Pernambuco
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPERecifePrograma de Mestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2022-06-13)As mudanças climáticas proporcionam a ocorrência de desastres, principalmente em locais com ocupações irregulares, trazendo muitas vezes efeitos irreversíveis. Diante deste cenário, esta pesquisa teve como principal ... -
Tratamento de efluente de água/óleo por adsorção em um setor de lavagem de peças automotiva em EVA, carvão ativado e produto comercial à base de fibras vegetais
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPERecifePrograma de Mestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2019-11-29)O processo de lavagem de peças de veículos é uma atividade que utiliza elevados volumes de água e gera efluentes que possuem turbidez, Demanda Química de Oxigênio (DQO) e Óleos e Graxas (O&G) elevados, o que lhe ... -
Ferramenta para avaliação de maturidade dos projetos básicos ambientais (PBAs) de obras industriais e de infraestruturas
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPERecifePrograma de Mestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2016-12-16)O Projeto Básico Ambiental (PBA) é um importante instrumento de controle ambiental na implantação de obras e instituído pela Política Nacional do Meio Ambiente. A sua execução é realizada durante o processo de Licenciamento ... -
Comunidades estratégicas de apoio ao empreendedorismo: estudo do impacto socioambiental em “Comunidade B” de Pernambuco
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPERecifePrograma de Mestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2021-07-30)Os desafios sociais e ambientais são gigantes no Brasil e claramente o Governo, as organizações da sociedade civil e os cidadãos não dão conta de resolver os problemas sozinhos. Negócios mais conscientes que compreendem ... -
Análise da gestão de resíduos sólidos em conjunto habitacional: um estudo no Villa das Jaqueiras, Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPERecifePrograma de Mestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2021-08-31)A análise da gestão de resíduos sólidos do Villa das Jaqueiras, condomínio vertical do Programa “Minha Casa, Minha Vida”, localizado na cidade de Jaboatão dos Guararapes, estado de Pernambuco, se faz necessária, ao ... -
Gestão democrática: participação docente na gestão do currículo do ensino médio integrado
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-08-31)Esta pesquisa teve como objeto de estudo a gestão democrática e sua relação com a gestão do currículo. A investigação teve como objetivo geral analisar as formas de participação dos docentes no processo de tomada de ... -
Selo Pernambuco Mais Sustentável: proposta de certificação para produtos primários in natura de origem vegetal no Estado de Pernambuco
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPERecifePrograma de Mestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2021-12-15)O mercado de alimentos busca criar mecanismos cada vez mais eficientes que garantam a qualidade final do produto, o cumprimento dos padrões sanitários exigidos pelos órgãos de fiscalização e a mitigação dos impactos gerados ... -
A divulgação da sustentabilidade ambiental no poder judiciário brasileiro: um estudo de caso no âmbito do Tribunal de Justiça de Pernambuco
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPERecifePrograma de Mestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2021-12-15)Planos de comunicação são importantes ferramentas de gerenciamento para atingir objetivos e metas estabelecidas. A comunicação é condição básica e primordial para o sucesso de projetos, principalmente os de grande ... -
Avaliação da viabilidade tecnológiva do sitema AETRAPP.ORG aplicado ao monitoramento de AEDES AEGYPTI utilizando ovitrampas e sistema integrado de contagem por visão compatacional
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPERecifePrograma de Mestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2021-11-29)O mosquito Aedes aegypti tem apresentado graves impactos para os sistemas de saúde em nível global. O Brasil foi um dos países mais impactados e tem sido assolado por doenças transmitidas por vetores, como Dengue, Zika e ... -
Inclusão de estudantes com deficiência: representações sociais construídas por professores(as) de cursos técnicos subsequentes
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-08-25)A temática da inclusão da pessoa com deficiência vem sendo discutida em diferentes segmentos da sociedade. Nesta pesquisa, buscamos analisar as representações sociais de inclusão de discentes com deficiência construídas ...